O processamento de alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O processamento de alimentos é uma das atividades mais praticadas desde o surgimento do homem no planeta, pois a alimentação sempre foi uma necessidade básica da humanidade. Com a evolução do conhecimento científico, os processos tecnológicos foram se modernizando e os alimentos ofertados se diversificando, tornando mais prazeroso o ato de comer. As conquistas na qualidade de vida dahumanidade geraram aumento populacional, a longevidade, realidades do mundo moderno que criam grande expectativa por disponibilidade de alimentos e, desta forma, a produção de alimentos, sua conservação e distribuição são problemas estratégicos que devem ser resolvidos com a máxima urgência.
Neste sentido, o conteúdo deste caderno foi montado de forma a inserir o aluno na realidade da produção econsumo de alimentos industrializados, bem como dos processos tecnológicos que visam conservar e/ou transformar todo alimento proveniente do sistema agropecuário.
O tema será abordado em cinco unidades, sendo que na primeira unidade será apresentada a importância do processamento tecnológico de alimentos na antiguidade e no mundo moderno e suas implicações no cotidiano da humanidade. Osaspectos relacionados à estrutura física e química dos alimentos e os fatores que influenciam em sua deterioração serão apresentados na unidade dois, proporcionando maior compreensão sobre os eventos que envolvem a conservação de alimentos. Na unidade três serão abordados os princípios empregados na agroindústria amplamente conhecidos na conservação e processamento de alimentos. E nas duas últimasunidades serão estudados os processos tecnológicos adotados para os alimentos de origem animal, como carnes, pescado, leite e ovos e os de origem vegetal, como frutas, legumes e hortaliças.
Palavras do professor autor
Caro aluno,
Seja bem vindo ao “mundo dos alimentos processados”. Tenha em mente que todo alimento produzido, se não for rapidamente consumido após sua colheita ou abate,necessariamente terá que ser processado sob pena de estragar-se pela ação dos microrganismos e das enzimas, gerando os indesejáveis desperdícios ou perdas na produção. Então, a tecnologia de alimentos é um dos principais elos da cadeia produtiva de produtos agropecuários e o destino certo de toda produção direcionada à comercialização.
Os conhecimentos dos princípios de conservação e processamento dediversos tipos de alimentos irão lhes propiciar grandes possibilidades, desde a orientação a pequenos, médios e grandes produtores rurais, até o estabelecimento de princípios básicos para estruturação de uma agroindústria local. Devo ressaltar que, após essa disciplina, você adotará uma postura diferenciada dentro de seu lar e local de trabalho quando o tema envolver higiene, manipulação e conservação dealimentos.
Bom e produtivo estudo!
Antonio José Inhamuns
Orientações para estudo
Ao usar este caderno, primeiramente leia os conteúdos que constam de cada unidade. Durante a leitura sublinhe as palavras e os trechos que não foram entendidos; verifique se as palavras sublinhadas constam no Glossário; se estiverem, observe o significado delas; senão, procure um dicionário, de preferência umdicionário especializado, ou consulte-as na internet. Após a sua consulta, volte ao texto e leia-o mais uma vez, especialmente as partes não compreendidas. Se as dúvidas não forem dirimidas, solicite ajuda ao tutor presencial para entender o texto.
Este caderno contém muitas informações, mas é limitado. Portanto, não o utilize como única fonte de informações. Acompanhe e consulte a página dadisciplina (AVEA) para comparar as descrições e o texto com os desenhos, esquemas e fotos. Procure informações em outros livros e nos sítios de internet relacionados ao tema.
O tema é apaixonante, mas a sua disciplina durante o estudo será fundamental para a assimilação do conteúdo.
Ementa
Introdução à tecnologia de alimentos. Características tecnológicas das matérias-primas agropecuárias....
tracking img