O planejamento escolar e o projeto pedagógico-curricular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CAMPUS “POETA TORQUATO NETO”
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES – CCECA
ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO EDUCACIONAL
DISC.: CURRÍCULO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Prof.ª Msc. Dalva Stella Ferreira Dantas








O PLANEJAMENTO ESCOLAR E O PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR
– Esquema –

Willian Lamartins Amorim da SilvaTERESINA – PI
SETEMBRO/ 2012

LIBÂNEO, José Carlos. O planejamento escolar e o projeto pedagógico-curricular. In: ______. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004. Cap. VIII. págs. 148-202.
Planejamento Escolar:
* Atividade de previsão da ação a ser realizada, implicando definição de necessidades a atender, objetivos a atingir dentro daspossibilidades, procedimentos e recursos a serem empregados, tempo de execução e formas de avaliação.
* Concretiza-se em planos e projetos, tanto da escola e do currículo quanto do ensino.
* É um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas, de busca de alternativas para a solução de problemas e de tomada de decisões, possibilitando a revisão dosplanos e projeto.
* Funções:
* Diagnóstico e análise da realidade da escola;
* Definição de objetivos e metas;
* Determinação de atividades e tarefas a serem desenvolvidas.
O projeto pedagógico-curricular – características gerais.
* Documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese dasexigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.
* É um instrumento e processo de organização da escola.
* É avaliado ao longo do ano letivo para se verificar se as ações estão correspondendo ao que foi previsto, se as metas precisam ser alteradas em função e fatos inesperados, de forma a corrigir os desvios, tomar novas decisões ereplanejar o rumo do trabalho.
A importância do projeto na organização e gestão da escola
* Representa à oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade tomarem sua escola nas mãos, definirem seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizarem suas ações, visando a atingir os objetivos a que se propõem.
O processo de elaboração do projetopedagógico-curricular
* Níveis de concretização do planejamento escolar:
* Proposição de subsídios para a discursão e elaboração das propostas curriculares (conteúdos dos PCNs) nos diferentes estados e municípios;
* Utilização dos PCNs para as propostas das secretarias de educação nos estados e municípios;
* Uso dos PCNs na elaboração do projeto educativo da escola;
*Realização do currículo na sala de aula, em que o professor compatibiliza seu plano de ensino conforme as metas estabelecidas na fase anterior.
* O processo de elaboração do projeto pode iniciar-se com um plano geral, esquemático, formulado por uma comissão de pedagogos e professores. A fase seguinte pode ser a elaboração de um documento gerador, mais detalhado, também elaborado por uma comissão, aser estudado previamente por toda a equipe de trabalho e depois de discutido e aprovado. Finalmente, elabora-se e aprova-se o documento final.
ROTEIRO PARA FORMULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR |
1 Contextualização e caracterização da escola 1.1 Aspectos sociais, econômicos, culturais, geográficos; 1.2 Características físicas e materiais; 1.3 Caracterização doselementos humanos; 1 Concepção de educação e de práticas escolares: 2.4 Concepção de escola e de perfil dos alunos; 2.5 Princípios norteadores da ação pedagógica-didática; 2 Diagnóstico da situação atual: 3.6 Levantamento e identificação de problemas e necessidades a atender; 3.7 Definição de prioridades; 3.8 Estratégias de ação, escolha de soluções. 3 Objetivos gerais...
tracking img