Sistema endocrino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
Grande parte do funcionamento do corpo humano depende da comunicação entre as células, realizada por meio de mensageiros químicos levados, pela circulação, a todas as partes do corpo. Essas substâncias são denominadas de hormônios, produzidas e liberadas por determinadas células, que atuam sobre outras células específicas, modificando seu funcionamento.
As célulasprodutoras de hormônios estão geralmente reunidas em órgãos denominados glândulas endócrinas, que coordenam e integram as funções de forma lenta e indireta. Essas glândulas lançam seus hormônios diretamente no sangue, o que as distingue das glândulas exócrinas, que lançam suas secreções para fora do corpo. O conjunto de glândulas endócrinas constitui o sistema endócrino.

Um hormônio liberado no sangue,apesar de atingir todas as células do corpo, atua somente em algumas delas, as denominadas células-alvo do hormônio, pois possuem na superfície externa de sua membrana plasmática, receptores hormonais, que são proteínas capazes de se combinar especificamente às moléculas do hormônio. A estimulação hormonal irá ocorrer somente se houver uma combinação correta entre um hormônio e seu receptor nacélula-alvo.
Principais glândulas endócrinas humanas:
Hipotálamo:
É importante na integração entre os sistemas nervoso e endócrino, pois recebe informações trazidas por nervos provenientes do corpo todo. A resposta do hipotálamo a estes estímulos é a secreção de hormônios que atuam sobre a hipófise.
O hipotálamo possui dois grupos de células endócrinas. Um deles produz hormônios que ficamarmazenados na região posterior da hipófise até serem liberados no sangue, que são o ADH e a ocitocina. O outro grupo produz hormônios que regulam o funcionamento da parte anterior da hipófise.
Hipófise:
Antigamente conhecida como pituitária, a hipófise é uma glândula pequena, localizada na base do encéfalo. É constituída por dois tipos de células endócrinas. Sua porção anterior, denominada loboanterior da hipófise ou adenoipófise, origina-se de tecido epitelial, já a porção posterior, denominada lobo posterior da hipófise ou neuroipófise, tem origem nervosa.
A neuroipófise armazena e libera dois hormônios principais. Um deles é a oxitocina que estimula a contração das musculaturas do útero e das glândulas mamárias. E o outro é o hormônio antidiurético ou ADH, também conhecido comovasopressina, que promove a reabsorção de água pelos rins.
A adenoipófise produz e libera diversos hormônios, entre eles os chamados hormônios tróficos, cujo efeito é estimular o funcionamento de outras glândulas endócrinas. Os principais hormônios tróficos produzidos são:
a) Hormônio tireotrófico (TSH): regula a atividade da glândula tireóidea.
b) Hormônio adrenocorticotrófico (ACTH): regula aatividade da região mais externa da glândula supra-renal.
c) Hormônio folículo-estimulante (FSH): atua sobre as gônadas masculinas e femininas.
d) Hormônio luteinizante (LH): também atua sobre as gônadas masculinas e femininas.
Além dos hormônios tróficos, a adenoipófise secreta também a somatotrofina, também conhecido por hormônio do crescimento, pois promove o crescimento dascartilagens e dos ossos, determinando o aumento do tamanho corporal. Em grande quantidade pode causar gigantismo, enquanto sua deficiência causa o nanismo. A produção desse hormônio diminui drasticamente após a puberdade. Mas as vezes, sua produção é retomada na fase adulta, em decorrência de uma disfunção da hipófise. Nesse caso, a pessoa não cresce em altura, mas os ossos dos pés, cabeça e pés aumentamde tamanho, uma condição conhecida como acromegalia.
A prolactina também é secretada pela adenoipófise e atua sobre os ovários, promovendo a secreção de progesterona. Esse hormônio tem um importante papel na estimulação da produção de leite pelas mulheres.
Pineal:

A pineal é uma pequena glândula situada no centro do cérebro. Sua principal função é o controle dos ciclos diários de sono e...
tracking img