Estudo dirigido de parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO DE PARASITOLOGIA

A difilobotríase é uma doença causada pelo cestódio Diphyllobothrium, conhecida como das maiores que parasitam o homem (atinge cerca de 10 metros de comprimento no intestino delgado),e como a tênia do peixe, pois só é transmitida ao homem através da ingestão de peixes crus, mal cozidos ou defumados em temperatura inadequada.

A doença pode ser assintomática (agrande maioria), variando de leve, moderada a mais severa, apresentando dor e desconforto abdominal, flatulência, náusea, vômito, diarréia intermitente, emagrecimento, e às vezes anemia megaloblástica por carência de vitamina B12 (a parasitose interfere na absorção intestinal dessa vitamina). Em alguns casos mais graves, porém raros, pode ocorrer obstrução intestinal e do ducto biliar.

Essaparasitose intestinal é considerada problema de saúde pública, não apenas por causar transtornos aos pacientes, mas por apresentar um grande número de casos assintomáticos (80%), e os indivíduos permanecerem eliminando os ovos enquanto não forem tratados. Dependendo das condições de saneamento básico, pode, por isso, disseminar-se para rios, lagos e mares, contaminando os peixes locais.

É fácil deser diagnosticada. O exame parasitológico de fezes (microscopia) deve ser feito cerca de 6 semanas após a última ingestão de peixes crus para que sejam detectados os ovos do parasita, ou através do reconhecimento da espécie através dos fragmentos de tênia (proglotes) ou parasita eliminados pelo paciente.

Pessoas que têm o hábito de consumir peixes crus ou mal cozidos devem procurar o médico pararealização do exame parasitológico e para tratamento se o resultado for positivo. O tratamento é feito com praziquantel, remédio considerado mais eficaz para essa tênia. Apesar de ser seguro, há restrições para o seu uso em alguns indivíduos. Assim, o tratamento deve ser prescrito e acompanhado pelo médico.

A prevenção é simples: ingestão do peixe bem cozido ou o congelamento prévio do peixe a -20º C, por 7 dias, o que torna todos os tipos de peixes seguros, inativando não somente o Diphyllobothrium, mas outros parasitas de peixes. Produtos de origem animal, ingeridos cru, apesar de medidas sanitárias exercidas nos criadouros/fazendas, nem sempre estão isentos de algum tipo de patógeno, devendo por isso serem conservados refrigerados, congelados ou cozidos à temperatura indicada pelofabricante/produtor ou pelas autoridades sanitárias, para prevenir casos, surtos ou endemias.
O estudo epidemiológico realizado pelo CVE mostra que todos os pacientes com a difilobotríase ingeriam peixe cru, em restaurantes ou adquiridos de mercados/supermercados para preparo em casa, sendo que todos (100%) ingeriam salmão cru: 48,5% ingeriam salmão e outros tipos de peixes crus e 51,5% consumiamsomente salmão cru, não ingerindo outros tipos de peixes crus.

Dos 44 casos notificados ao CVE (por diversos laboratórios e pacientes), 13 foram diagnosticados em 2004 e 31, de janeiro a 11 de maio de 2005. Dos 33 casos já concluídos, 28 residem no município de São Paulo e freqüentam restaurantes ou adquirem o produto em estabelecimentos comerciais no mesmo município. Considerando a populaçãoestimada exposta ao hábito de consumo de peixes cru no município de São Paulo, calcula-se que a incidência bruta da difilobotríase detectada até o presente momento seja de 2,8 casos por 100 mil habitantes.

Dentre os 44 casos notificados até a presente data, há também residentes de outros municípios como Barueri, Bauru, Campinas, Carapicuíba, Diadema, Itapecerica da Serra, Ribeirão Preto, Santo André,Santos e um turista da Holanda que freqüentou restaurante em São Paulo (investigação em andamento). Há registros de outros casos em outros Estados que podem ser obtidos junto à Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde.

Todos os casos notificados estão relacionados a um período de incubação longo que varia desde de cerca de 2 anos atrás até pelo menos 45 dias, ocorridos portanto,...
tracking img