O PLANEJAMENTO ESCOLAR E O PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR

FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ – FAESP
PEDAGOGIA - LICENCIATURA



DÉBORA REGIANE DE BRITO







O PLANEJAMENTO ESCOLAR E O PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULARCURITIBA
JUN/2013
FACULDADE ANCHIETA DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ – FAESP
PEDAGOGIA - LICENCIATURA






DÉBORA REGIANE DE BRITO







O PLANEJAMENTO ESCOLAR E OPROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR

Trabalho apresentado à disciplina de Planejamento Educacional, do curso de Pedagogia – Licenciatura, 5º período – Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná.Professora Ms. Graciete Abib Siqueira Franch.










CURITIBA
JUN/2013


INTRODUÇÃO

O planejamento é um processo permanente que implica escolhas, opções para construção de umarealidade, num futuro próximo. Embora o processo de planejamento ocorra a todo o momento dentro da escola, é importante que as opções admitidas coletivamente estejam consolidadas em um documento que, naprática, toma vários nomes: planejamento pedagógico, proposta pedagógica, projeto político-pedagógico, projeto pedagógico, projeto pedagógico-curricular ou plano da escola.
É esse documento que deveorientar a escola na importante tarefa de formação plena do indivíduo. O objetivo é, portanto, conversar sobre o que concebe o processo de elaboração de um projeto político-pedagógico, como ele pode serconstruído de forma participativa, apresentar algumas sugestões para sua elaboração e refletir sobre as condições necessárias para sua prática.
É preciso primeiro conhecer a realidade da comunidadeem volta da escola, e em seguida refletir sobre ela, para só depois planejar as ações para a construção da realidade desejada. É indispensável que, nessas ações, estejam contempladas as metodologiasmais adequadas para atender às necessidades sociais e individuais dos educandos.

1. O PLANEJAMENTO ESCOLAR E O PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR

O planejamento escolar consiste numa atividade de...