O pdca como instrumento de apoio no processo de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fernanda Pinto Belmonte





O PDCA como instrumento de apoio no processo de qualidade









Porto Alegre, RS
2011


Fernanda Pinto Belmonte





O PDCA como instrumento de apoio no processo de qualidade




Trabalho apresentado ao Curso Qualidade de Alimentos – do Centro Brasileiro de Estudos Sistêmicos, como requisito para aprovação do módulo “Gerenciamento daQualidade II”.






Orientador: Wagner José Pereira















Porto Alegre, RS
2011

RESUMO
As empresas brasileiras, no contexto contemporâneo, estão despertando para a busca de uma qualidade superior e de melhores condições de competitividade. O PDCA se aplica geralmente quando há metas de melhorias, das quais é a melhor forma de gestão, de persistência nosresultados planejados. Uma vez atingidos esses resultados, deve-se revê-los – buscar a melhoria contínua. O Ciclo PDCA está dividido em quatro fases bem definidas e distintas, e que de acordo com Andrade (2003), pode ser descrito da seguinte forma: Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Action (agir). O PDC deverá ser colocado em prática continuamente, desta forma é possível identificar problemase necessidades de melhoria e colocar em prática ações que corrijam falhas e mantenham o padrão de qualidade que se espera.
Palavras-chave: Ciclo PDCA, Qualidade, Ferramentas de Qualidade,



























SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO .....................................................................................................................5

2REFERENCIAL TEÓRICO ..................................................................................................5
3 CONCLUSÂO .......................................................................................................................7
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................................71. INTRODUÇÃO
As empresas brasileiras, no contexto contemporâneo, estão despertando para a busca de uma qualidade superior e de melhores condições de competitividade. Diante desta perspectiva, as organizações passam a enfrentar uma série de desafios. Desafios estes que precisam ser superados através da utilização de ferramentas eficazes de apoio à gestão dessas organizações. Sob esta óptica, ociclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) pode ser considerado uma ferramenta importante de apoio à gestão das organizações, auxiliando os gestores no processo de tomada de decisões tendo em vista o alcance dos objetivos organizacionais tais qual a qualidade (RODRIGUES; ESTIVALETE; LEMOS, 2008).
Em vista disso, este trabalho tem por objetivo mostrar o conceito do ciclo PDCA e seu uso como ferramentade apoio na busca da qualidade.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

O PDCA, ou Ciclo PDCA, é também conhecido por Ciclo de Shewhart (Walter Shewart), que foi quem o idealizou na década de 1930, e ainda por Ciclo de Deming (W.Edward Deming), seu principal divulgador na década de 1950, na reconstrução do Japão após a 2ª. Guerra. Também conhecido como Método Gerencial Básico de Qualidade, o PDCA é um métodopara controle de processos.
O PDCA se aplica geralmente quando há metas de melhorias, das quais é a melhor forma de gestão, de persistência nos resultados planejados. Uma vez atingidos esses resultados, deve-se revê-los – buscar a melhoria contínua (PEREIRA, 2000).
Essa metodologia que tem como função básica o auxílio no diagnóstico, análise e prognóstico de problemas organizacionais, sendoextremamente útil para a solução de problemas. Poucos instrumentos se mostram tão efetivos para a busca do aperfeiçoamento quanto este método de melhoria contínua, tendo em vista que ele conduz a ações sistemáticas que agilizam a obtenção de melhores resultados com a finalidade de garantir a sobrevivência e o crescimento das organizações (QUINQUIOLO, 2002).
O Ciclo PDCA está dividido em quatro...
tracking img