Mata araucaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mata de Araucária

Jacareí, 2012
Orientador: Paulo Grillo
Matéria: Biologia
Título: Mata de Araucária

Sumário
1. Objetivos
2. Introdução
2.2. Clima
2.3. Relevo
2.4. Solo
2.5. Flora2.6. Fauna
2.7. Hidrografia
2.8. Ação do homem
3. Conclusão
4. Bibliografia

1. Objetivos
Através do trabalho, aprenderemos um pouco mais sobre biomas brasileiros e dessa forma poderemos nosconscientizar e batalhar para que tais biomas sejam preservados.

2. Introdução
A mata de araucária ocorre na região Sul do Brasil, principalmente no Paraná, estendendo-se até São Paulo e Rio Grande doSul. Nessas regiões predominam o pinheiro-do-paraná (Araucária angustifólia) e o pinheiro do gênero Podocarpos.

2. 2. Clima
O clima da região é temperado, com chuvas regulares e estaçõesrelativamente bem definidas: o inverno é normalmente frio, com geadas frequentes e até neve em alguns municípios do Rio Grande do Sul, e o verão razoavelmente quente. As temperaturas variam de 30ºC no verão, eem alguns graus negativos, no inverno rigoroso.
A umidade relativa do ar está relacionada à temperatura, com influência da altitude. Assim, nas zonas mais elevadas, a temperatura não ésuficientemente elevada, diminuindo a umidade produzida pelas chuvas. As médias mais elevadas são resultados da influência oceânica sobre o clima e da transpiração dos componentes das matas pluviais existentes. Osmaiores índices pluviométricos são registrados nos planaltos, com chuvas bem distribuídas.



2.3. Relevo
O Estado do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul são formados, em suamaior extensão, por escarpas de estratos e planaltos que declinam suavemente em direção a oeste e noroeste. Apresentam grandes regiões geográficas naturais ou grandes paisagens naturais (Zona litorânea- orla marinha e orla da serra, Serra do Mar, Planaltos, Planícies costeiras, Serras Litorâneas e Planalto Ocidental).

2.4. Solo
O solo da região sul alterna extensões de arenito com outras...
tracking img