O papel do profissional de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O ADMINISTRADOR DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO



O texto fala basicamente sobre colocar a pessoa certa no lugar certo.

Hoje em dia, as empresas querem extrair aomáximo a dedicação de seus colaboradores, porém nem sempre uma pessoa, por mais dedicada que seja, é mais qualificada a desenvolver algumas atividades.

Por isso, antes decontratar uma pessoa, é preciso fazer uma análise dos comportamentos, habilidades e qualificações que são necessários para aquela função.

Para esta análise, o profissional derecursos humanos deve saber utilizar as mais diversas ferramentas e instrumentos, e seguir algumas etapas.

A primeira é o recrutamento, que é a forma de como buscar amão-de-obra. Para realizar esta etapa, existem alguns métodos, que varia de acordo com a necessidade. Em geral é a forma de como a empresa divulgará a necessidade da vaga, e a mesma definiráqual a melhor ferramenta a ser utilizada. Costuma-se utilizar formulários, solicitação de emprego e currículo, para se fazer uma pré-seleção.

Outra etapa é a seleção, ondeocorre a escolha dos recrutados. Entre várias técnicas, a entrevista é a mais utilizada pois diminui as chances de erro. Dependendo da função, pode se realizar testes específicos, ou atémesmo a utilização da ajuda de profissionais de outras áreas, como a psicologia, por exemplo.

Entre as características do profissional da área de RH, devem estar aflexibilidade, possuir visão futurista, ser facilmente adaptável e um bom negociador.

Concluindo, o profissional de recursos humanos deve ter sensibilidade na observação decomportamentos e atitudes das pessoas, que junto com a qualificação das mesmas, ajudará a contratar a pessoa certa para o lugar certo, o que é um dos maiores segredos do sucesso das empresas.
tracking img