Atps anahanguera fisiologia e biofisica 1 passo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo das Características e Funções Orgânicas

Sistema Respiratório
* Os Líquidos corporais e os rins
* Células sanguíneas imunidade e coagulação do sangue
Sistema Circulatório
Sistema Digestivo e Metabólico
Temperatura Corporal
Endocrinologia e Reprodução
Homeostase
A Homeostase pode ser traduzida como o equilíbrio das funções de um organismo. O corpo tanto humano, quantoanimal é composto de vários sistemas e órgãos constituído por milhões de células que necessitam de condições estáveis para funcionar efetivamente e contribuir para a sobrevivência do corpo como um todo. O organismo mantém tais condições, através de processos regulatórios a estabilidade de seu meio interno, que corresponde ao líquido extracelular onde as células estão imersas. Tal fluido é basicamenteuma solução de cloreto de sódio com pequenas concentrações de outros íons como potássio e cálcio, com propriedades como pressão, volume, osmolaridade, pH, concentrações iônicas e outros componentes, mantidos dentro de níveis que podem variar, permitindo que as células sobrevivam em condições normais de funcionamento. Encarregados de manter a homeostase do organismo são os processos de mecanismos deregulação, representados por sistemas,que são um grupo de componentes interconectados que interagem, apresentando para uma determinada entrada (input), uma saída previsível.

Visão Geral do Sistema Nervoso Central

O sistema nervoso é formado por três subsistemas principais: (1) um eixo sensorial que transmite sinais das terminações nervosas sensoriais periféricas para quase todas as partesda medula espinhal, do tronco cerebral, do cerebelo e do córtex; (2) um eixo motor que conduz sinais neurais, com origem em todas as áreas centrais do sistema nervoso para músculos e glândulas de todo o corpo; e (3) um sistema integrador que analisa a informação sensorial,a armazena na memória,para um uso futuro e que utiliza tanto a informação sensorial,como a armazenada na determinação dasrespostas apropriadas.
O sistema nervoso pode ser dividido assim:

Sistema Nervoso |
Divisão | Partes | Funções gerais |
Sistema nervoso central (SNC) | Encéfalo Medula espinal | Processamento e integração de informações |
Sistema nervoso periférico (SNP) | NervosGânglios | Condução de informações entre órgãos receptores de estímulos, o SNC e órgãos efetuadores (músculos, glândulas...) | O sistema nervoso,   juntamente com o sistema endócrino capacita o organismo a perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantido o equilíbrio interno do corpo (homeostase). São os sistemas envolvidos na coordenação e regulação das funções corporais.
No sistema nervosodiferenciam-se duas linhagens celulares: os neurônios e as células da glia (ou da neuróglia) são células de suporte, mantêm os neurônios em suas posições. Os neurônios são as células responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio (interno e externo), possibilitando ao organismo a execução de respostas adequadas para a manutenção da homeostase. Para exercerem tais funções, contam com duaspropriedades fundamentais:   a irritabilidade (também denominada excitabilidade ou responsividade) e a condutibilidade. Irritabilidade é a capacidade que permite a uma célula responder a estímulos, sejam eles internos ou externos. Portanto, irritabilidade não é uma resposta, mas a propriedade que torna a célula apta a responder. Essa propriedade é inerente aos vários tipos celulares do organismo. Noentanto, as respostas emitidas pelos tipos celulares distintos também diferem umas das outras. A resposta emitida pelos neurônios assemelha-se a uma corrente elétrica transmitida ao longo de um fio condutor: uma vez excitados pelos estímulos, os neurônios transmitem essa onda de excitação - chamada de impulso nervoso - por toda a sua extensão em grande velocidade e em um curto espaço de tempo. Esse...
tracking img