O papel da empresa como educadora do indivíduo em seu primeiro emprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O papel da empresa como educadora do indivíduo em seu primeiro emprego












RESUMO

Este artigo apresenta uma abordagem contemporânea sobre mudanças nas relações entre as empresas privadas e a sociedade. Pretende-se contribuir com o debate sobre o papel das empresas como educadoras. Objetivo: estudar as causas do absenteísmo, da rotatividade e como aumentar a produtividadedos colaboradores. Metodologia: foi sujeito desta pesquisa uma equipe com cerca de quinhentos funcionários de uma empresa especializada em contact center. Foram feitas reuniões estratégicas nas quais se apresentou os objetivos e metas que se desejava alcançar com esta intervenção. Para ampliar a participação utilizou-se de técnica socrática para formulação de questões e, de metodologia andragógicapara criar um cronograma de treinamento e de atividades. Resultados: feitas medições - no começo e no fim desta intervenção - observou-se acentuada melhora nos três indicadores objeto deste estudo. Conclusão: verificamos com Charan e Bossidy (2003. P. 106) que a cultura da empresa reflete o comportamento de seus líderes. Estes regulam os comportamentos que mostram e toleram.

Palavras-chave:trabalho; organização; motivação; participação.

ABSTRACT

This article presents a contemporary approach on changes in relationships between private companies and society. It is intended to contribute to the debate about the role of business as educators. Objective: To study the causes of absenteeism, turnover and how to increase employee productivity. Methodology: This research was subject to agroup of about five hundred employees at a company specializing in contact center. Meetings were performed in which strategic goals and targets they wanted to achieve with this intervention. To broaden participation was used Socratic technique to formulate questions and andragogical methodology to create a training schedule and activities. Results: Measurements made ​​- at the beginning and end ofthe intervention - there was marked improvement in all three indicators aim of this study. CONCLUSION: Bossidy and Charan checked with (2003. P. 106) that the company's culture reflects the behavior of their leaders. These regulate the behaviors that show and tolerate.

Keywords: work, organization, motivation, participation.




1. Introdução

As transformações do mundo contemporâneogeraram novas relações entre as empresas privadas e a sociedade. A responsabilidade social verifica a aproximação dos interesses das organizações e os da sociedade a fim de resultar em esforços múltiplos para o cumprimento de objetivos compartilhados. Desta forma, organizações e sociedade se interdependem. Não há mais a possibilidade de buscar somente o lucro privado sem o desenvolvimento social, doindivíduo, da responsabilidade com o meio ambiente enfim. Neste contexto, não há como buscar o atingimento dos interesses individuais dos proprietários sem a contribuição por uma sociedade mais justa, uma vez que a inexistência deste equilíbrio prejudica os dois lados.
O objetivo deste artigo é discorrer sobre um novo papel desempenhado pelas empresas inseridas no mercado brasileiro nesta novadécada: o de educadora.
Diante da caótica situação de educação pública no país, direcionada a prover à sociedade de indivíduos de fácil manipulação. A mão de obra disponibilizada por estas instituições, em sua maioria, não possuem qualificações básicas inserirem no mercado de trabalho. Tais como: eficiência no uso da linguagem; na resolução de cálculos básicos; na interpretação de textos e nacapacidade analítica.
Acrescente a tudo isso uma geração privilegiada pelos avanços tecnológicos. “Mimados” pelos seus pais superprotetores, que na maioria, nunca precisaram conquistar muita coisa além da “próxima fase ou vida” no vídeo game. E, que por isso se acostumaram a conviver com brindes e recompensas, gerando necessidade de reconhecimento intensivo.
Esta geração se constrói num momento...
tracking img