O nome da rosa( resenha )

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O NOME DA ROSA

O Nome da rosa. Produção de Jean-Jaques Annaud. São Paulo: Tw Vídeo distribuidora, 1986. 1 Dvd (130 min.): Dvd, Ntsc, son., color. Legendado. Port.
Baseado na obra deUmberto Eco, “O Nome da Rosa” é um filme que retrata uma história passada no ano de 1327 quando a delegação Papal e a ordem Franciscana resolvem fazer uma conferência num mosteiro Beneditino no norteda Itália, porém seus objetivos são deixados de lado por causa de uma série de assassinatos.Guilherme de Baskerville( Sean Connery) e seu noviço Adson Melk, ao dar início as investigações descobremque o motivo principal das mortes é a busca pelo conhecimento.

O cenário religioso na Idade Média era dominado pela Igreja Católica. Detentora, não apenas,do poder espiritual, ela influenciavao modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento daquela época. Era detentora também de grandes riquezas e muitos servos.
Os mosteiros eram a morada dos monges que passavam seu tempoentre as orações e a cópia de livros e Bíblias. Esses monges deveriam manter-se em absoluto silêncio, pois de acordo com os princípios católicos, não deveriam falar o que pensavam, a menos que fosseminterrogados.
No filme, a igreja, com o objetivo de manter uma fé cega e obediente, monopolizava os seus dogmas como verdades absolutas, limitando o acesso ao conhecimento, inclusive entre osclérigos, de modo que ela não pudesse ser questionada.
Protegido por um labirinto, ficava uma grande e rica biblioteca no interior do mosteiro Beneditino. Nesta biblioteca havia muitos livrosque eram “proibidos” e entre eles estava o segundo livro da Poética de Aristóteles, que fala sobre a comédia. E este, seria a causa de assassinatos dentro do mosteiro.
Começaram a aparecer os corposdas vítimas, com as pontas dos dedos e a língua manchados de roxo.
.
Durante a conferência chega ao mosteiro o grão-Inquisidor Bernardo Gui (F. Murray Abraham), inimigo antigo de William de...
tracking img