"A enfermeira exerce uma profissão fronteiriça, dividida entre uma normatização institucional constrangedora e indivíduos singulares, por definição em sofrimento. Filha ela mesmo desta tensão,está encarregada de criar a relação de cuidar, de proteger, de alimentar, enfim de criar singularidade em um circuito anônimo, sempre respeitando o padronizado; espelho da sociedade, gostaríamos devê-la como Alice, do outro lado do espelho, em um novo país das maravilhas, aquele da reconciliação entre a pessoa e o sistema" (ANDRÉ PETITAT, 1992)
 Educação Continuada em Enfermagem do InstitutoDante Pazzanese de São Paulo.
 
 
 
A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NO PROJETO DE CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM
 

 
INTRODUÇÃO
A análise dos sistemas de classificação deenfermagem existentes no mundo evidenciou um acentuado direcionamento para a assistência hospitalar. Diante dessa constatação, o Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE) decidiu orientar o projetointernacional para a área da saúde coletiva (ICN, 1994) e realizou, em Tlaxcala/México, a "Reunião Consultiva sobre a Elaboração de um Instrumento Informativo que apoie os Sistemas Comunitários e aAtenção Primária à Saúde". Essa Reunião, financiada pela Fundação W.K. Kellogg, teve como meta sondar os instrumentos informativos que contribuiriam para a integrar a prática de enfermagem em saúde coletivaà formulação da classificação internacional de enfermagem. A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) se fez representar no evento, assumindo o compromisso de: disseminar as informações sobre oprojeto no País; identificar grupos de pessoas que trabalham com essa questão; capacitar os recursos de enfermagem sobre as metodologias e atividades do projeto e constituir um grupo de estudo deenfermagem ABEn/CIE (ABEn,1994).
Com o objetivo de encaminhar o projeto na América Latina, foi promovida, em fevereiro de 1995, uma reunião em Los Angeles/USA, a fim de discutir uma proposta para o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 03). Saude da mulher. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Saude-Da-Mulher/8340.html

MLA

"Saude da mulher" TrabalhosFeitos.com. 03 2011. 2011. 03 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Saude-Da-Mulher/8340.html>.

MLA 7

"Saude da mulher." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2011. Web. 03 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Saude-Da-Mulher/8340.html>.

CHICAGO

"Saude da mulher." TrabalhosFeitos.com. 03, 2011. Acessado 03, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Saude-Da-Mulher/8340.html.