Saude da mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 181 (45119 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
 
"A enfermeira exerce uma profissão fronteiriça, dividida entre uma normatização institucional constrangedora e indivíduos singulares, por definição em sofrimento. Filha ela mesmo desta tensão, está encarregada de criar a relação de cuidar, de proteger, de alimentar, enfim de criar singularidade em um circuito anônimo, sempre respeitando o padronizado; espelho da sociedade, gostaríamos de vê-lacomo Alice, do outro lado do espelho, em um novo país das maravilhas, aquele da reconciliação entre a pessoa e o sistema" (ANDRÉ PETITAT, 1992)
 Educação Continuada em Enfermagem do Instituto Dante Pazzanese de São Paulo.
 
 
 
A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NO PROJETO DE CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM
 

 
INTRODUÇÃO
A análise dos sistemas de classificação deenfermagem existentes no mundo evidenciou um acentuado direcionamento para a assistência hospitalar. Diante dessa constatação, o Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE) decidiu orientar o projeto internacional para a área da saúde coletiva (ICN, 1994) e realizou, em Tlaxcala/México, a "Reunião Consultiva sobre a Elaboração de um Instrumento Informativo que apoie os Sistemas Comunitários e a AtençãoPrimária à Saúde". Essa Reunião, financiada pela Fundação W.K. Kellogg, teve como meta sondar os instrumentos informativos que contribuiriam para a integrar a prática de enfermagem em saúde coletiva à formulação da classificação internacional de enfermagem. A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) se fez representar no evento, assumindo o compromisso de: disseminar as informações sobre o projetono País; identificar grupos de pessoas que trabalham com essa questão; capacitar os recursos de enfermagem sobre as metodologias e atividades do projeto e constituir um grupo de estudo de enfermagem ABEn/CIE (ABEn,1994).
Com o objetivo de encaminhar o projeto na América Latina, foi promovida, em fevereiro de 1995, uma reunião em Los Angeles/USA, a fim de discutir uma proposta para odesenvolvimento de projetos nacionais no Brasil, Chile, Colômbia e México, que integrariam o projeto internacional. Para cumprir esse compromisso, a ABen realizou uma reunião, em abril de 1995, durante o I Encontro Internacional de Enfermagem dos Países de Língua Oficial Portuguêsa, em Salvador, Bahia. Nessa ocasião, foi elaborado um protocolo de pesquisa para subsidiar o PCIPE. O protocolo tratou deestratégias necessárias para a elaboração e organização de um projeto de pesquisa nacional que subsidiaria o CIE (ABEn,1995).
Em fevereiro de 1996, a ABEn, através das Diretorias de Assuntos Profissionais e do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, promoveu, com o apoio da ICN/Kellogg, a 1ª Oficina de Trabalho que teve como produto o "Projeto de Classificação Nacional das Práticas de Enfermagem emSaúde Coletiva".
A proposta do Projeto a ser realizado no Brasil está sustentado no pressuposto que as formas com que as sociedades identificam e explicam seus problemas de saúde, e o modo como se organizam para enfrentá-los variam históricamente e dependem de determinantes estruturais, econômicos, políticos e ideológicos (PAIM, 1992).
A enfermagem institucionalizou-se no bojo do processo deintensa divisão do trabalho médico na sociedade moderna, tendo alguns estudos identificado sua adaptação nas organizações para preencher os vazios nesse processo, assumindo hegemonicamente as funções administrativas (MELO e SILVA apud PAIM 1992).
A institucionalização da prática da enfermagem brasileira se deu nas ultimas décadas, no contexto hospitalar, local privilegiado enquanto forma deorganização do trabalho para a materialização do modelo clínico, centrado na prestação de serviços a indivíduos, com ênfase no cuidado curativo (COSTA 1991). No âmbito da saúde coletiva, alguns estudos têm identificado predomínio de ações de caráter individual, principalmente de apoio ao atendimento médico (ALMEIDA et al, 1991). Enquanto prática independente, verifica-se a atuação dos enfermeiros na...
tracking img