O monge e o execultivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etec de Ferraz de Vasconcelos
Ensino técnico




Resumo do livro “O Monge e o E xecutivo”

Ferraz de Vasconcelos – SP
2012
LUCAS NOGUEIRA DE MORAIS


Resumo do livro “O Monge e o Executivo”



Ferraz de Vasconcelos – SP
2012

Sumário

Prólogo • 4
Capítulo um
As definições • 5
Capítulo dois
O velho paradigma • 6
Capítulo três
O modelo • 7
Capítulo quatro
Overbo • 8
Capítulo cinco
O ambiente • 10
Capítulo seis
A escolha • 11
Capítulo sete
A recompensa • 12

Epílogo • 13

Prólogo
John Daily, um homem de sucesso em sua vida profissional e também obtinha de uma ótima esposa e seus dois filhos ótimos. No entanto a sua vida mudava radicalmente com a sua mulher reclamando que não estava feliz no casamento, seu relacionamento com osseus filhos iam de mal a pior e por fim o seu trabalho, que, no entanto, achava o seu porto seguro com a rebeldia dos seus funcionários que queriam ser representados por um sindicado na qual, não agradou a nada a seu chefe que o culpava pelo problema de gerenciamento.
Rachel, sua esposa sugeriu que fosse conversar com o pastor da sua igreja, este pastor sugeriu que afastasse por alguns dias dasua vida e que participasse de um retiro num mosteiro cristão chamado de João de deus, na qual, um dos frades seria Leonard Hoffman, um executivo de uma das maiores empresas dos estados unidos. Isto lhe chamou muita atenção e com mais o incentivo da sua esposa, relutante resolveu ir.

Capitulo um

As definições

John se aconchegou num quarto simples que dividia com o Lee que tambémparticipava do retiro com mais quatro pessoas, lideres em alguma área. A vida no mosteiro era regida por cinco cerimônias diárias. Ansioso pela aula John chegou cinco minutos antes do começo da aula naquela manhã de domingo, pois havia encontrado Len Hoffman algumas horas antes, e ficou feliz ao saber que este ministrava as aulas sobre liderança no mosteiro. Hoffman apresentou-se como irmão Simeão, pediuque todos se apresentassem resumidamente e que naqueles dias que estariam juntos não aprenderiam somente com ele, mas, que ele aprenderia também com os seus alunos. Começavam então falando sua primeira definição de liderança, “liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo o bem comum”.

Simeão entãocomeçou a fazer suas observações sobre a definição de liderança. Para exercer a liderança é preciso que possa ser adquirida e desenvolvida por alguém. Já para exercer influencia é preciso compreender a diferença entre poder e autoridade. Pois poder é adquirido pela força, já autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazer de boa vontade o que você quer por sua influencia pessoal. Ao John sedeparar com o que o Simeão disse, pensou em suas responsabilidades como pai, marido, chefe, e na relação entre poder e autoridade que vinha exercendo sobre essas responsabilidades. Sentiu-se deprimido.


Capitulo dois

O velho paradigma

Ao desenrolar da aula o sargento fez uma pergunta que abordava diretamente o tema, perguntou “e o que e um paradigma pregador”? Simeão sem hesitarrespondeu paradigmas são padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Podem ser valiosos, ajudando-nos a evoluir, ou podem ser ruins se os tomarmos como verdades absolutas. É preciso superá-los, quebrar velhos paradigmas que se tornam ultrapassados. Quais seriam os paradigmas predominantes na administração de uma organização hoje? Perguntou Simeão. Greg foi rápido emresponder: -- estilo piramidal de administração. O vértice para baixo. Simeão se dirigiu para o quadro, e começou a explicar sobre o estilo piramidal de administração, onde no topo da pirâmide se encontra o presidente, seguidos abaixo pelos vices presidentes, gerentes intermediários, supervisores, empregados e finalmente os clientes.
Podemos colocar, se uma organização o foco maior fosse servir os...
tracking img