Av1 - gsam - sem 1 - introdução a gestão ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Av1 - Gsam - Sem 1 - Introdução a Gestão Ambiental
Questão 1:
Nota: Excelente
Em termos mundiais, é considerado um dos marcos na discussão referente à questão ambiental, a partir do que essa questão passou a ser aprofundada internamente, em diferentes países, inclusive resultando na edição de instrumentos legais destinados a preservar o meio ambiente:

Alternativas
1 - A Conferência Rio+20, realizada em 2012.
2 - O Protocolo de Kyoto, criado em 1997.
3 - A Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente, conhecida como Conferência de Estocolmo, realizada na Suécia, em 1972.
4 - O Primeiro Fórum Social Mundial, realizado em 2001.
5 - O Fórum Econômico Mundial, fundado em 1971, que se reúne anualmente em Davos, na Suíça.
Sua resposta
3 - A Conferência das NaçõesUnidas sobre o Homem e o Meio Ambiente, conhecida como Conferência de Estocolmo, realizada na Suécia, em 1972.
Resposta gabarito
A Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente, conhecida como Conferência de Estocolmo, realizada na Suécia, em 1972.
Comentário do gabarito
A alternativa C é a resposta correta porque a Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente,conhecida como Conferência de Estocolmo, realizada na Suécia, em 1972, é considerado um dos marcos mundiais na discussão referente à questão ambiental, a partir do que essa questão passou a ser aprofundada internamente, em diferentes países, inclusive resultando na edição de instrumentos legais destinados a preservar o meio ambiente.
________________________________________
Questão 2:
Nota:Excelente
Muitas leis relacionadas à proteção ambiental, no Brasil, seguem os princípios da Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei nº 6.938/81, que tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vidahumana. Considerando os muitos instrumentos legais existentes no país, É CORRETO afirmar que não faz parte da legislação ambiental brasileira:

Alternativas
1 - A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).
2 - O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), instituído pela Lei nº 9.985/2000, que estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestãodas unidades de conservação.
3 - A Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/97).
4 - A Lei nº 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
5 - a Lei nº 12.651/12, que revogou o Código Florestal brasileiro (Lei nº 4.771/65)
Sua resposta
4 - A Lei nº 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Resposta gabarito
A Lei nº 8.069/90, quedispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Comentário do gabarito
A alternativa D é a correta porque contém o único instrumento legal que não faz parte da legislação ambiental brasileira.
________________________________________
Questão 3:
Nota: Excelente
Avalie as alternativas a seguir e identifique aquela que corresponde ao motivo pelo qual a Constituição Federal de 1988 éconsiderada um marco histórico na questão ambiental no Brasil:

Alternativas
1 - Por ter dedicado, de forma inédita no Brasil e no mundo, um capítulo inteiro ao meio ambiente (Capítulo VI), declarando que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo epreservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
2 - Pela revogação do Código Florestal brasileiro (Lei 4.771/65).
3 - Por ter criado a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
4 - Por ter instituído a Política Nacional do Meio ambiente.
5 - Por ter sido ela que instituiu a Política Nacional sobre Mudança do Clima.
Sua resposta
1 - Por ter dedicado, de forma inédita no Brasil e no mundo, um...
tracking img