O menino maluquinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O menino Maluquinho, trata-se de uma obra literária infantil escrita por Ziraldo, sua primeira publicação foi em 1980 e até os dias de hoje faz sucesso.
Assim, a partir dessa obra, desenvolvemos nosso trabalho, mostrando as aventuras e a maneira a qual o personagem vivência cada uma destas aventuras, desde modo, mostrando a criança dentro do seu próprio universo.Nos dias de hoje as crianças não usufruem de sua imaginação nas brincadeiras, é fornecido muito fácil á elas, as crianças não necessitam pensar e sim somente consumir, as crianças hoje não tem mais infância.
Por isso a escolha da obra de Ziraldo, pois o Menino Maluquinho nos mostra o inverso de tudo o que hoje está acontecendo, onde o mesmo leva uma vida que qualquer criançadeveria levar, além das brincadeiras ele tem suas responsabilidades.
Além disso estaremos mostrando a importância da Literatura infantil na Educação das crianças e qual sua relação Pedagogicamente.

Biografia Detalhada

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. È o mais velho de uma família de sete irmãos. Seu nome vem da combinação de sua mãeZizinha, com seu pai Geraldo.
Passou a infância em Caratinga, onde cursou o Grupo Escolar Princesa Isabel. Em 1949 foi com o avô para o Rio de Janeiro, onde cursou dois anos no MABE (Moderna Associação de Ensino). Em 1950 voltou para Caratinga para fazer o Tiro de Guerra. Terminou o Científico no Colégio Nossa Senhora das Graças. Em 1957, formou-se em Direito na Faculdade de Direito deMinas Gerais, em Belo Horizonte.
No ano seguinte casou-se com Vilma Gontijo, após sete anos de namoro. Ziraldo tem três filhos - Daniela, Fabrízia e Antônio e seis netos.
Desenha desde que se entende por gente. Quando criança, desenhava em todos os lugares na calçada, nas paredes, na sala de aula. Outra de suas paixões desde a infância é a leitura. Lia tudo que lhe caía nas mãos.
Acarreira de Ziraldo começou na revista Era Uma Vez... com colaborações mensais. Em 1954 começou a trabalhar no Jornal A Folha de Minas, com uma página de humor. Por coincidência, foi esse mesmo jornal que publicou, em 1939, o seu primeiro desenho, quando tinha apenas seis anos de idade.
Em 1957, começou a publicar seus trabalhos na revista A Cigarra e, posteriormente, em O Cruzeiro. Em1963, começou a fazer colaborações para o Jornal do Brasil. Trabalhou ainda nas revistas Visão e Fairplay.
Ziraldo fez cartazes para inúmeros filmes do cinema brasileiro, como Os Fuzis, Os Cafajestes entre outros. Entretanto, devido à diversidade de sua obra, não é possível limitá-lo apenas às artes gráficas. É um artista que tem, ao longo dos anos, desenvolvido várias facetas de seutalento. Ziraldo é também pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista, e escritor. Foi na década de 60 que realizou seu sonho infantil: transformou-se num autor de histórias em quadrinhos e publicou a primeira revista brasileira do gênero feita por um só autor, reunindo uma turma chefiada pelo saci-pererê, figura mais importante do imaginário brasileiro. Ospersonagens dessa turma eram um pequeno índio e vários animais que formam o universo folclórico brasileiro, como a onça, o jabuti, o tatu, o coelho e a coruja. A Turma do Pererê marcou época na trajetória das histórias em quadrinhos no Brasil.
No ano de 1969, grandes acontecimentos marcaram a vida do artista. Ganhou o Oscar Internacional de Humor no 32.º Salão Internacional de Caricaturas deBruxelas e o Merghantealler, prêmio máximo da imprensa livre da América Latina, patrocinado pela Associação Internacional de Imprensa e recebido em Caracas, Venezuela. Foi Ziraldo fez um mural para a inauguração do Canecão, casa noturna do Rio de Janeiro, numa parede de mais de cento e oitenta metros quadrados. Essa obra foi reproduzida em várias revistas do mundo, mas se encontra hoje...
tracking img