O marketing no mercado de luxo brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Marketing no Mercado de Luxo Brasileiro

Resumo

O presente artigo objetiva conhecer o mercado de luxo no Brasil, compreender as características dos consumidores de alto luxo e quais são os fatores que inferem e influenciam a compra de artigos de alto luxo. O estudo contribui para conhecermos a ferramentas de marketing de luxo, a forma de se aproximar, vender e fidelizar o cliente.Palavras Chaves: Luxo, Marketing, Consumidor

Para trabalhar o marketing no mercado de luxo no Brasil, precisamos antes conhecer o mercado de luxo brasileiro e compreender as características dos consumidores de luxo, que por sua vez são bastante peculiares.

O mercado de luxo no Brasil.

O mercado de luxo no Brasil ainda é relativamente novo e por isso apresenta grande potencial deexpansão. Em 1990 era um mercado emergente e pouco explorado. Em 2009, mesmo em meio a crise financeira mundial, o mercado de luxo no Brasil cresceu 12% em comparação a 2008, com um faturamento anual aproximado de US$6,45 bilhões, de acordo com o estudo da empresa de pesquisas GfK Brasil em parceria com MCF Consultoria, especializada na área. Este ano está previsto um aumento em torno de 22% no mercadode luxo brasileiro, consolidando 2010 como o melhor ano para o luxo do país.

Quem são os brasileiros que pertencem a este seleto mercado?

De acordo com pesquisa realizada pela GfK Brasil em parceria com MCF Consultoria, 45% dos consumidores de luxo tem renda mensal acima de 10 mil reais e 47% fazem investimentos pessoais de até 100 mil reais.

A maior parte dos consumidores deste segmento(33%) tem idade média de 26 a 35 anos, em seguida com 30% tem idade entre 36 a 45 anos. Do total 47% são pós-graduados e 36% têm ensino superior. As mulheres representam 58% dos consumidores de artigo de luxo. Outro predomínio ocorre no estado de São Paulo que possui 66% dos consumidores do luxo no Brasil.

As preferências na hora da compra estão nos automóveis, vestuário, acessórios, cosméticose bebidas. Ao avaliar as preferências e desejos deste público, a pesquisa da GFK Brasil e da MCF Consultoria, chegou ao ranking de marcas nacionais e internacionais. A Top of Mind internacional é a Louis Vuitton (30%), seguida pela Hermès (12%) e Chanel (8%). No ranking de marcas nacionais a liderança fica com H. Stern (24%), seguida de perto pela Daslu (20%).

Por que Consumir Artigos deLuxo?

O consumo de artigos de luxo é diferenciado pela motivação central da compra, o status que é conferido ao consumidor dado à aquisição de objetos de alto valor simbólico e por demonstrações materiais de riqueza.

O mercado de luxo é ancorado nos valores superiores e intrínsecos das mercadorias de altos preços, o consumo tornou-se o meio de auto-realização e identificação na medida em queconsomem o significado simbólico dos objetos e a imagem a eles relacionados. O consumidor questiona qual o valor agregado simbólico, efetivo e emocional que justifica a diferença de preços praticados pelas marcas de luxo e de prestígio.

A qualidade superior reconhecida nos produtos de luxo também é atributo motivador deste tipo de consumo. Os consumidores têm segurança em comprar produtos maiscaros pela tradicionalidade e confiabilidade da marca, qualidade e durabilidade superior destes bens, devido à superioridade da matéria-prima empregada, ao seu cuidadoso processo de fabricação ou da tecnologia aplicada.

São relacionados aos produtos de luxo uma qualidade estética superior, design modernos e aparência particularmente bela. Assim, a beleza e a distinção são outros atributosbuscados nos produtos de luxo, no sentido de a consumidora se apropriar destes valores tornando-os parte de si.

Como Vender Artigo de Luxo

Inicialmente precisamos emoldurar a mercadoria e colocá-la dentro de um contexto para que a mesma ostente padrões gerais de luxo. Um trabalho “incansável” precisará ser realizado pelo profissional de marketing, que será o responsável pela moldura no aspecto...
tracking img