O lazer na perspectiva do individuo idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O LAZER NA PERSPECTIVA DO INDIVIDUO IDOSO
Apresentação:

Há mais de 60 anos em vigor o estatuto do idoso tem o objetivo de assegurar saúde, lazer e bem estar aos cidadãos brasileiros com 60 anos ou mais que já contribuíram com o crescimento do país a e agora tem o direito mais do merecido de aproveitar a chamada terceira idade. Este projeto enfatiza a problemática da inclusão do grupode idosos da buscando garantir os direitos dos idosos, conforme Lei nº10. 741 de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o estatuto do idoso, capítulo V.artigo 20: O idoso tem direito à educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que representem sua peculiar condição de idade.O ICEC Instituto Central de Cidadania,uma ONG sem fins lucrativos,possui doisprojetos:Pé na escola,onde atende cem crianças de seis a treze anos com reforço escolar,e o cidadão digital,onde atende adolescentes com o curso de informática.

A prática e o desenvolvimento de atividades de lazer tem se revelado na vida dos homens como um fator de crucial importância. O lazer, além de contribuir para um melhor estado de espírito dos cidadãos, pode, no caso dos maisvelhos, amenizar os efeitos decorrentes do processo de envelhecimento.
Contudo os idosos parecem não atribuir ao lazer grande importância para as suas vidas e, quando isto não é vivenciado,as causas prendem-se com a falta de condição ou oportunidades. Mas é através de atividades espontâneas e naturais que podemos perceber a relação entre o individuo e o lazer, bem como a influencia deste naauto-realização e na melhoria da qualidade de vida.
As atividades de lazer têm sido consideradas nos últimos anos como formas de ocupação dos tempos livres do homem. São espaços na vida onde as pessoas,como defende Diaz(2009),podem desfrutar prazeres,tranqüilidade e até descanso
.
Há mais de 60 anos em vigor i estatuto do idoso tem o objetivo de assegurar saúde, lazer e bemestar aos cidadãos brasileiros com 60anos ou mais que já contribuíram com o crescimento do país a e agora tem o direito mais do merecido de aproveitar a chamada terceira idadeEntão, pode-se concluir que o lazer, ainda mais para o idoso é de suma importância, pois faz com que eles participem da vida cultural, social econômica, tendo participação ativa na sociedade. Ou seja,conforme PapaléoNetto(1996),o lazer é uma entre as necessidades básicas do homem.É através da ação que o individuo,ou seja qual for a sua idade explora e domina a se próprio e o mundo que o cerca.


















Justificativa

“Nós temos quase tanto pavor de envelhecer, quanto de não viver o suficiente para chegar à velhice” (Froma Waish)
De acordo com as estatísticas da organizaçãomundial de saúde (OMS) em 2050 o planeta terra estará com mais de um bilhão e quinhentos mil idosos e a organização das ações unidas (ONU) prevê que no mesmo ano de 2050 a população de idosos será maior que a de crianças abaixo de catorze anos. Na atualidade o Brasil se encontra entre os dez países com maior numero de população idosa do mundo. Nas ultimas décadas o Brasil tem registrado reduçãosignificativa na participação da população com a idade até vinte e cinco anos e aumento no numero de idosos, em 2010, de acordo com a sinopse do senso demográfico o país tinha 13,8 milhões de crianças de até quatro anos, e 14 milhões de pessoas com mais de sessenta e cinco anos.
Assim o estudo teve como objetivo desenvolver um trabalho na perspectiva do lazer e da atividade física de forma apossibilitar aos idosos, uma melhoria na autonomia e qualidade de vida, através, principalmente de ações ligadas as atividades de vida diária (AVDS).
Acredito também que ao se favorecer a pratica de lazer e a atividade física ao idoso pode-se ajudar a mudar o estilo de vida, muitas vezes inativa e sedentária. Por isso, propõe-se evidenciar a importância da atividade física e do lazer no...
tracking img