Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
    A população idosa brasileira vem aumentando desde a década de 1950, quando apenas 4% dos brasileiros tinham mais de 60 anos. Prevê-se que em 2005 teremos 15% da população brasileira com mais de 60 anos de idade e ainda, que esta em 2025 será a sexta maior população idosa do mundo, com cerca de 32 milhões de pessoas acima de 60 anos (Shouri Jr. et. al., 1994).
    Frente a essesdados, parece haver uma necessidade de novos olhares para os idosos, de uma forma a que se comece a pensar em como melhorar essa fase da vida.
    O envelhecimento proporciona limites maiores ao indivíduo, mas isso não significa que o idoso tenha que se abster de tudo, trabalho, sexo, vida social, lazer. A adaptação frente a uma fase nova da vida é a maior dificuldade encontrada pelos idosos.    A idéia de que, a partir de determinada idade, certas atividades não devem ser desfrutadas, é uma concepção que tende a ser superada em relação às constantes modificações sociais, uma vez que, a expectativa de vida das pessoas, atualmente, tem aumentado muito, aumentando, com isso, a necessidade de se repensar as questões que envolvem a qualidade de usufruto do tempo livre.
    Nessesentido, as atividades de lazer necessitam estar em evidência nos estudos referentes a esta faixa etária, por representar essa importante mudança social atual.
    Este é, justamente, o objetivo deste estudo, verificar como o idoso conceitua o lazer, no sentido de compreender a perspectiva do lazer na visão do próprio indivíduo idoso.

O envelhecimento
    Meinel e Schnabel (1984), fazem umaclassificação dos indivíduos quanto à idade, segundo o rendimento motor, enquadrando o indivíduo idoso, como estando na quarta idade adulta (+ 60/70 anos em diante).
    Segundo os mesmos autores, quanto ao envelhecimento biológico a faixa etária relativa ao idoso é a de 60 a 74 anos.
    A literatura traz a classificação de envelhecimento em várias ordens, criando várias divergências, mas existeum consenso de que, acima dos 45 anos, o indivíduo está sujeito ao início de várias limitações negativas, tanto biológicas quanto psicológicas e sociais.
    Para a Organização Mundial de Saúde (OMS, apud Weineck, 1991) o indivíduo idoso classifica-se na faixa etária do homem mais velho, estando entre 61 a 75 anos.
    Com o envelhecimento, acontece um fenômeno que se torna um círculo vicioso,pois, à medida que a idade aumenta, o indivíduo torna-se menos ativo, suas capacidades físicas diminuem, começa a aparecer o sentimento da velhice, o qual, por sua vez, pode causar estresse, depressão e levar a uma diminuição da atividade física e, conseqüentemente, à aparição de doenças crônicas, por si só contribuindo para o envelhecimento (Matsudo, 1997). Contudo, é bom lembrar que a condiçãofísica do envelhecimento depende da interação de vários fatores: condição psicológica, estilo de vida, constituição genética e os elementos do meio em que se vive.
    Para Pikunas (1979), no envelhecimento biológico, praticamente, todos os sistemas do corpo se deterioram, tanto na eficiência estrutural quanto na funcional, marcados por uma faixa metabólica mais baixa, que torna mais lento ointercâmbio de energia dentro do organismo, assim, seus recursos para auto-expressão comportamental vão sendo gradualmente reduzidos. A desaceleração é conseqüência do aumento da idade celular, decorrente de menor capacidade para a divisão celular.
    Considerando os aspectos biológicos, Weineck (1991) aponta inúmeros sinais óbvios do envelhecimento, como a diminuição da altura causada peladiminuição dos discos vertebrais; o aumento da curvatura vertebral (cifose da velhice) e uma diminuição do ângulo colodiafisiário do fêmur; o aumento do tecido conjuntivo e adiposo; alterações da pele; esbranquiçamento e queda dos cabelos, entre outros.
    Além das mudanças biológicas e das transformações psicológicas que ocorrem no íntimo de cada um, o envelhecimento transforma, também, as...
tracking img