Projeto momento de lazer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal, e visa a refletir a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades. Outra conquista desse público foi o Estatuto do Idoso, Lei nº. 10.741 de 1º de outubro de 2004, que regulamenta os direitos das pessoas com mais de 60 anos em temas como saúde, transporte, lazer eatendimento prioritário para os idosos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população mundial está cada vez mais idosa, e as perspectivas mostram que até 2025 haverá mais idosos do que crianças no planeta.
O envelhecimento da população tornou-se um desafio para a saúde pública, devido à repercussão nos diversos níveis da assistência, aumentando a demanda de novos recursos e estruturas,visando proporcionar a integralidade da assistência aos idosos (COTTA ETAL, 2006).
Para GEIS (2003), ao longo de uma vida, as pessoas de qualquer nível social, cultural e econômico, trabalham para que possam desfrutar de uma boa aposentadoria, e assim, deverão estar preparadas em todos os aspectos, para enfrentar as dificuldades que podem ser encontradas, tanto fisicamente, quantopsicologicamente. Pois nessa fase, a maioria se isola de todos os amigos, e da vida social que costumava ter. E a partir dai, muitos procuram numa atividade suprir essa carência.
De acordo com a OMS (2005) dentre o processo de envelhecimento pode destacar o conceito de envelhecimento ativo, definido como o processo de otimização de oportunidade para a saúde, participação e segurança de modo a realçar aqualidade de vida na medida em que as pessoas envelhecem.
O conceito de qualidade de vida é entendido enquanto fenômeno que inter-relaciona com as diversas dimensões do ser humano. Complementando: qualidade de vida é uma noção eminentemente humana, que se aproxima do grau de satisfação encontrada na vida familiar, amorosa social e ambiental ( MINAYO, 2000).
O conteúdo social do lazer revela-seextremamente importante nessa época da vida, porque os idosos sentem-se solitários com o decorrer do tempo, pois sofrem determinadas perdas e sentem o preconceito da sociedade. Esse conteúdo refere-se aos relacionamentos e convívios sociais e a participação dos idosos em vivências que o priorizem, incentivando os relacionamentos, que reforçam os laços de amizades, melhora a auto-estima, afetividade ebem-estar. A roda de conversa, visitas feitas ou recebidas, os lúdicos dos jogos e das brincadeiras são exemplos de atividades que contemplam o referido conteúdo. (MELO, 1999).
As atividades de lazer têm sido consideradas nos últimos anos como formas de ocupação dos tempos livres do homem. São espaços na vida onde as pessoas, podem desfrutar prazeres, tranqüilidade e até descanso (DIAZ, 2009).Assim, segundo Dias, (2009 e Dumazedier, (1973) O lazer é o conjunto de ocupações as quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se, reunindo as três funções do lazer são: descanso, divertimento e recreação.


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral
Comemorar o dia internacional do Idoso.

2.2 Objetivos Específicos
Proporcionar lazer aosidosos.
Promover a socialização por meio de dinâmicas.
Contribuir para o aumento da auto-estima.

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Nossa ação será realizada dia 4 de Outubro de 2011, com os Idosos cadastrados na Unidade Básica de Saúde Dr. Luiz Caetano Ribeiro na cidade de Perdigão com inicio ás 17.00 horas e termino ás 19.00 horas.



4 RECURSOS MATERIAS E HUMANOS

4.1 Materiais:Convites, equipamento Áudio visual, mesas, cadeiras, Bingo, cartelas de bingo, cartazes, CDs de musicas, brindes, Lanche.

4.2 Humanos
Acadêmicas, Supervisora de estagio, agentes de saúde, enfermeira, técnica de enfermagem, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

|

5 CRONOGRAMA

12 a 18 de outubro | 19 a 23 de outubro | 26 á 30 de outubro | 04 de outubro |
Definição da data,...
tracking img