O homem a sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Síntese: A Perspectiva Sociológica – O Homem na Sociedade
(Berger, Peter. Perspectivas Sociológicas, Petrópolis, Vozes, 1978.)
Desde de a infância o ser humano absorve "coordenadas" que asociedade lhe oferece e até mesmo lhe impõe. De um modo geral a criança deve saber identificar os fatos reais que estão presentes a sua volta para, assim, formar sua "sanidade". A partir daí entende-se que oadulto normal é aquele que vive dentro das coordenadas que lhe foram atribuídas, dentro de sua vivência e outros fatores da sociedade.
O que poderia ser chamado de consenso geral, o que a maioriaacredita ser o "certo", seria na verdade o mundo dos adultos aceito como óbvio. A partir destas informações o indivíduo pode saber aquilo que ele pode fazer e o que ele pode esperar da vida. A pessoaage dentro de um sistema cuidadoso e delicado, que fica fora dele corre um grande risco, definido a partir do poder e do prestígio. Deste modo, a posição na sociedade constitui uma definição de regrasque têm de ser obedecidas.
O Controle Social é um dos conceitos mais usados em sociologia. É forma como a sociedade acha coerente e conveniente localizar, enquadrar seus indivíduos que resistemdesobedecendo. Os métodos de controle são diferentes conforme a finalidade e o caráter do grupo que se encontra em questão. Em qualquer que seja dos dois casos, os mecanismos sociais tramitam de maneira aeliminar membros indesejáveis e, de certa forma, "estimulando os outros".
O meio mais antigo e supremo de controle social é a violência física. Sendo assim, quase todos nós vivemos e uma dadasituação social na qual, se todos os outros meios de coerção falharem, a violência pode ser oficial e legalmente usada contra eles.
Além de outros meios como os controles políticos e legais, pode sesituar a pressão econômica. Há poucos meios coercitivos que são tão eficientes como aqueles que ameaçam o ganha pão ou o lucro.
Também podemos citar vários outros tipos de controle social como o...
tracking img