Educacao especial resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo e analise do texto retirado do site Scielo.

Inclusão escolar: um estudo acerca da implantação da proposta em escolas de ensino básico.
Autoras: Nilza Sanches Tessaro Leonardo; Cristiane Toller Bray; Solange Pereira Marques Rossato.
Rev. bras.colar educ. espec. vol.15 no.2 Marília maio/ago. 2009
Resumo e analise.
Na sociedade contemporânea, as pessoas com deficiência são excluídas noâmbito profissional, familiar, educacional, entre tantos outros espaços, por isso, muito se discute formas de inclusão destes sujeitos, já que, naturalmente, eles são deixados de lado.
A Declaração de Salamanca, documento sobre princípios, politicas e praticas relativos às necessidades especiais, alavancou a ideia da inclusão escolar de pessoas com deficiências. O principio norteador destaDeclaracao consiste em que as escolas reconheçam as diversas necessidades dos alunos e a elas respondam, assegurando-lhes uma educação de qualidade, que lhes proporcione aprendizagem por meio de currículo apropriado e promova modificações organizacionais, estratégias de ensino e uso de recursos, dentre outros quesitos (UNESCO, apud MENDES, 2002).
O Brasil não foi signatário da Declaração deSalamanca, todavia anda na mesma direção desta ao assumir o compromisso politico e financeiro de aprimorar o sistema educacional, de forma que inclua todas as crianças, independentemente de suas dificuldades ou diferenças. Todavia, compromisso não eh cumprimento, e atualmente, pouco investimento tem o Brasil depositado no sistema educacional como um todo, quem dera então para a inclusão dos diferentes.Como ensina Vygotsky, para que a criança com deficiência venha a se desenvolver, eh necessário que a sociedade lhe ofereça condições materiais e instrumentais. Em outras palavras, deve-se oportunizar uma educação inclusiva. A inclusão não se refere tao somente ao acesso e a permanência no espaço físico, mas também a conscientização do direito a cidadania em relação as pessoas com deficiência, acompetências técnicas para lidar com questões impostas na inclusão e, ainda, questões de ordem politica, econômica, social e cultural.
Diante disto, varias indagações podem ser colocadas: a escola atual esta estruturada para a inclusão de alunos com necessidades especiais? Os professores estão baseados cientificamente para lidar com as singularidades de cada aprendiz? Na escola inclusiva, os alunostem tido um bom desenvolvimento?
Foi no pensar desta problematização que as autoras do texto em questão realizaram um estudo que teve como intuito verificar a implantação de propostas de Educação Inclusiva no ensino básico, em escolas publicas e privadas, localizadas no interior do Paraná. Esta pesquisa foi desenvolvida na Universidade Estadual de Maringa em 2006/2007 e teve 26 participantes,divididos em 2 grupos (grupo 1 (G1): 13 professores que trabalhavam em 2 escolas publicas de ensino básico e que em sala possuíam alunos com deficiência incluídos; grupo 2 (G2): 13 professores que lecionavam em 2 escolas privadas de ensino básico e que também possuíam em sala de aula alunos com deficiência incluídos). A pesquisa se deu por meio de questionários.
A primeira pergunta foi sobre asmudanças que as escolas sofreram para a implantação do projeto inclusivo, tendo 53% dos participantes do G1 e 69,2% do G2 respondido que houveram mudanças, como ,por exemplo, rampas de acesso a deficientes físicos. 38,5% dos grupos não observaram nenhuma reestruturação nas escolas, (por a escola já ter sida, ou não, construída com adaptações para a inclusão).

 
Tal resultado se torna incoerentequando se considera que a inclusão escolar, de acordo com as leis que a regem, prevê uma escola e uma educação de qualidade, com atendimento de todas as necessidades e especificidades do educando. A Declaração de Salamanca, que trata dos princípios de inclusão, entre outros aspectos, preconiza a prioridade orçamentária e política quanto à melhoria dos sistemas educativos, visando abranger todas...
tracking img