Antraz ou carbunculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTHRAX OU CARBÚNCULO HEMÁTICO


DESCRIÇÃO:

O Carbúnculo Hemático ou Anthrax, é uma zoonose, isto é, uma doença de animais. É uma enfermidade infecto-contagiosa, cosmopolita e altamente fatal que atinge mamíferos domésticos e selvagens, o homem, e em circunstâncias especiais, também as aves.
Toxiinfecção aguda que, em geral, acomete a pele sob as formas de lesão-bolhosa e pústulamaligna, produzida pelo contato com animais (bovino, caprino, eqüino e outros) com a mesma doença.

As infecções de carbúnculo são raras, mas não excepcionais, em herbívoros domésticos ou selvagens como vacas, cabras, ovelhas, camelos e antílopes.

O carbúnculo está espalhado por todo o mundo. É mais comum em países em desenvolvimento ou em países sem uma política pública de saúde que ataque oproblema, já que as vacinações são a regra nos países desenvolvidos.

A doença é mais comum em algumas regiões como a América Central, América do Sul, Sul e Leste da Europa, Ásia, África (presente na fauna selvagem), Caraíbas e Médio Oriente.
HISTÓRICO DA DOENÇA
O Carbúnculo Hemático ou Anthrax é uma doença infecciosa, conhecida desde a antiguidade. Foi uma das 7 pragas do Egito.

Foi a quintapraga do Egito no século XV A.C. como uma epidemia que se alastrava nas margens do rio Nilo atingindo cavalos, jumentos, camelos, bovinos e ovinos como cita a Bíblia Sagrada no Êxodo, capítulo 9, vers. 4 e 6.

Foi a primeira doença a ter demonstrada sua etiologia infecciosa conforme os postulados de Koch, que isolou o bacilo em 1876.

Em 1881, Pasteur usou uma cepa atenuada do B. anthracispara vacinar animais. Foi a primeira vacina desenvolvida em laboratório.

Desde o início do século 20 que o B.anthracis passou a ser estudado como arma biológica, aproveitando a sua virulência e capacidade de formar esporos com grande resistência ao meio. Foi usada apenas uma vez como arma durante a II Guerra Mundial pelo exército japonês na ocupação da Manchúria.

AGENTE ETIOLÓGICO

Ocarbúnculo ou antrax é uma doença bacteriana aguda, causada pela Bactéria BACILLUS ANTHRACIS, bacilo Gram positivo, aeróbio, não hemolítico, formador de esporos.

Tem o formato de bastonete, medindo em torno de 1 a 5 micros.

Seu nome deriva do grego anthrakis, carvão, pois a forma cutânea causa lesões pretas, semelhantes ao carvão.

Os animais se infectam por ingestão de esporos e apresentamgrande debilidade física acompanhada de hemorragias, podendo infectar seres humanos.

O risco de se contrair a doença no Brasil atualmente é mínimo.
AGENTE ETIOLÓGICO
BACILLUS ANTHRACIS
FONTE DE INFECÇÃO
FI – mamíferos silvestres e domésticos (bovinos, ovinos, caprinos, camelos, antílopes e outros herbívoros)
Os esporos resistem viáveis em solos contaminados e em couros secos, pois quandose expõem ao ar as formas vegetativas esporulam e os esporos de B. Anthracis, que resistem a situações ambientais adversas e à desinfecção, podem permanecer viáveis durante muitos anos. Este bacilo é comensal do solo, em várias partes do mundo. A proriferação bacteriana e o número de esporos no solo aumentam quando de inundações ou outras circunstâncias ecológicas.

A terra também pode sercontaminada por aves de rapina, que disseminam o germe de uma zona para outra, após alimentar-se de cadáver de animal infectado pelo B. Anthracis e em estado de putrefação.

A pele, couro seco ou processado, provenientes de animais infectados, podem albergar esporos durante anos e são fomites que transmitem a infecção pelo mundo.

Transmissão pessoa a pessoa da forma inalatória de antraz não foiconfirmada até hoje, portanto o homem não é considerado fonte de infecção.


VIA DE TRANSMISSÃO E ELIMINAÇÃO

Via de transmissão:
Contato direto da pele lesada com produtos animais contaminados pode causar antraz cutâneo.
Insetos podem ser vetores mecânicos dos esporos (pouca importância epidemiológica).
Ingestão de carne infectada crua ou mal-passada pode causar formas orofaringeana...
tracking img