O Homem na Sociedade e a Sociedade no Homem.

Páginas: 3 (535 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
O Homem na Sociedade e a Sociedade no Homem.

O homem é um ser social e político, vivendo em grupos, em sociedades. É natural que no seio destes grupos haja conflitos, desentendimentos einteresses divergentes. No entanto, o homem sente necessidade de segurança e busca a harmonia social. Para que a sociedade subsista é necessário que os conflitos sejam resolvidos e para tanto, o homem dispôsde vários meios com o intuito de controlar as ações humanas e trazer um equilíbrio à sociedade. São os instrumentos de controle social. O Direito, criação humana, é um destes instrumentos, cujoprincipal objetivo é viabilizar a existência em sociedade, trazendo paz, segurança e justiça.
O homem é um ser social e precisa estar em contato com seus semelhantes e formar associações. Ele se completa nooutro. Somente da interação social é possível o desenvolvimento de suas potencialidades e faculdades. Ele precisa buscar no outro as experiências ou faculdades que não possui e, mais, há anecessidade de passar seu conhecimento adiante. Dessa interação, há crescimento, desenvolvimento pessoal e social.
O homem é um ser sociável, pois tem a “propensão para viver junto com os outros e comunicar-secom eles, torná-los participantes das próprias experiências e dos próprios desejos, conviver com eles as mesmas emoções e os mesmos bens.”.
A sociedade mais parece uma prisão que qualquer outracoisa. E a compreensão sociológica só nos ajudou a identificar mais de perto todos os personagens, vivos ou mortos, que gozam do privilégio de nos oprimir.
A sociedade determina não só o que fazemoscomo também o que fazemos. A localização social não afeta apenas nossa conduta; ela afeta também nosso ser. A sociedade é fruto da natureza do homem, aliada à participação da vontade e inteligênciahumana. Necessita para existir, de convivência pacifica de seus membros, que só se faz possível mediante a implementação de normas sociais. Também, vai estabelecer deveres e limites de atuação de cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • homem sociedade
  • Homem e Sociedade
  • O homem na sociedade
  • homem e sociedade
  • homem e sociedade
  • Homem Sociedade
  • Homem e sociedade
  • Homem e sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!