O homem na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
BERGER, Peter L. A perspectiva sociológica – O Homem na Sociedade. In: ___.Perspectivas sociológicas : uma visão humanística . 23. ed. -. Petrópolis: Vozes, 2000. 202 p. ISBN 853260507-9: (broch.).P. 78-105.
Neste capítulo, Berger levanta uma discussão de que a sociedade é representada por uma prisão, pois nos coage através de forças sociais específicas repressoras e coercitivas. Uma dessasforças é o controle social, que pode ser dar pela persuasão, ridículo, difamação, ostracismo sistemático e até mesmo violência física, além dos sistemas de controle social. Outra força é aestratificação social, como sistema de hierarquia, e as instituições, Berger ainda faz considerações sobre a perspectiva sociológica nos conduzindo ao ponto em que a sociedade parece com uma gigantesca prisão, ondea compreensão sociológica só nos ajudou a identificar mais de perto todos os personagens, vivos ou mortos, que gozam do privilégio de nos oprimir.
É onde o pensamento sociológico de Êmile Durkheinse associa.
Durkheim ressaltava que a sociedade é um fenômeno Sui generis, isto é, ela representa uma realidade compacta que não pode ser reduzida a outros termos ou para eles traduzida, ele aindaafirmou que os fatos sociais são “coisas”, possuidoras de uma existência objetiva externa a nós, tanto quanto os fenômenos da natureza. (Pág. 104)

Todo modo de convivência é constituído; Serápossível falar em Homem e sociedade sem falar em mudança?
Quando assumimos que temos nas mãos o nosso destino e descobrimos que a construção da sociedade depende de sua vontade e de suas escolhas, ademocracia pode torna-se uma realidade Como a ordem social é criada por nós, o agir ou não agir de cada um contribui para a formação e consolidação da ordem em que vivemos, ou seja, a desordem que tantocriticamos também foi criada por nós. Sabemos sobre tudo que o homem vive em uma preocupação, estamos sempre preocupados com nossas dividas , buscando adquirir mais conforto, mais amor, mais belezas...
tracking img