O estilo brasileiro de administrar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O estilo brasileiro de administrar
O estilo da administração brasileira é composto por, basicamente, nove traços característicos. Determinados tópicos podem ser antagônicos, contudo, sem caráter anulatório. Na realidade, tais dualidades acabam por se complementarem (em que uma, fatalmente, sobressair-se-á a outra). Podem ocorrer casos, também, em que uma característica une duas outras.
Oprimeiro ponto a ser destacado é a concentração de poder, em que há uma reafirmação hierárquica, ou seja, é muito presente a tendência de centralização da autoridade na figura do líder. E em consequência, o afastamento entre os níveis organizacionais.
Por outro lado, o personalismo representa aproximação entre líder e liderado. Ganha destaque, neste traço, a colaboração coletiva visando odesenvolvimento das organizações. Os liderados são levados em consideração em processos decisórios; deixam a imagem de pura força de trabalho e assumem caráter mais humanizado.
A postura de espectador denuncia um defeito atribuído não somente aos administradores brasileiros, mas também à grande parcela da população nacional: a passividade. Especificamente no caso dos gestores, consiste na aceitaçãodos liderados sem qualquer tipo de questionamento às decisões dos líderes.
Outro traço característico no estilo de administração brasileira é a aversão a conflitos, em outras palavras, para que situações de confronto direto não sejam criadas e ponham em risco relações interpessoais importantes, são criadas abordagens indiretas, de certa forma até mais colaborativas, na resolução de questõesno meio empresarial.
Um alto grau de desconfiança no meio de trabalho fez com que fossem criadas leis, normas e regulamentos que acabam por coibir quaisquer ações inesperadas. Nisso consiste o formalismo, que consta em sua lista de consequências a diminuição da competitividade das organizações, visto que o comportamento dos administradores estará restrito a um leque menor de possibilidades.Em contraposição ao tópico anterior, destaca-se a lealdade às pessoas. Este funciona como um elemento de integração entre grupos e até mesmo entre líderes e liderados. Todo o sistema, neste caso, funciona a partir de redes de relacionamento. O que é positivo, e concomitantemente, negativo. Isso porque o processo se dá de forma natural, contudo é possível que interesses de grupos mais notóriossejam supervalorizados em relação aos interesses gerais da organização.
Outro traço característico que também possui função de elo é o paternalismo. Este aproxima a concentração de poder ao personalismo, dessa forma o líder mostra-se como autoridade máxima dentro do meio organizacional e também atua como figura protetora dos liderados. A desvantagem, todavia, apresenta-se no fato que deprofissionais possam ser designados para outras posições a partir das relações que mantém com líderes, sendo ignorado o critério ‘mérito pessoal’.
Seria impossível dissertar sobre o estilo brasileiro de administrar sem citar o mundialmente famoso “jeitinho brasileiro”. A flexibilidade é traço notório da cultura brasileira em si, o que se aplica também ao meio organizacional. A capacidade do brasileiroem se adequar rapidamente a diversas situações confere grande vantagem ao mesmo. Pois assim é capaz de adaptar-se a um ambiente constituído por formalismos, contudo de atmosfera amigável, beirando a informalidade.
Por fim, o último traço de uma rede que constitui o jeito brasileiro de administrar é a impunidade. O ato da impunidade ocorre devido a fatores já impregnados na cultura brasileira,são eles a necessidade de evitar confrontos diretos - conduzindo ao consentimento – e o sentimento de proteção a grupos aos quais determinadas pessoas pertençam – levando à permissividade. Sendo assim, normas são transgredidas e -aos praticantes e àqueles que carregam o nome de uma organização- no caso, empresarial, só resta a desonra.

As características dos administradores brasileiros...
tracking img