O desenvolvimento do passe no futebol, através de jogos ludicos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESENVOLVIMENTO DO PASSE NO FUTEBOL, ATRAVÉS DE JOGOS LUDICOS.



THE DEVELOPMENT OF PASS IN FOOTBALL, THROUGH GAMES ENTERTAIMENT.



LEONCIO DANTAS JUNIOR (1)



ORIENTADOR: Dndo. ANTONIO COPPI NAVARRO (1,2)



1 – Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho – Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento.
2 – Instituto Brasileirode Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício.




E-mail: leoncio-junior@ig.com.br
Rua Oscar Schade, 258.
Cidade Ademar – São Paulo.
04653-130.

















RESUMO


O lúdico tem-se mostrado importante, e alvo de discussões no meio acadêmico, pelas possibilidades e contribuições no desenvolvimento da criança. E no futebol que a cada ano mostra evolução,sejam técnicas, táticas, ainda carece de um maior aprofundamento cientifico no tocante aos métodos de ensino. A partir do pressuposto acima, essa revisão de literatura cientifica, tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento do passe no futebol através de jogos lúdicos. O passe por ser um dos principais fundamentos do futebol, gera discussões, pela forma como é tratado nas escolas e escolinhas defutebol, um aprendizado mecanizado, deixando de lado os benefícios que as atividades lúdicas possam contribuir para uma realidade mais próxima do jogo. Apesar da importância que o lúdico traz de beneficio na aprendizagem do passe, ainda deparamos nas escolas e escolinhas de futebol, métodos de ensino tecnicistas, métodos esses, de um modo geral, caracterizados por uma preocupação excessiva nodesenvolvimento das habilidades físicas e motoras dos alunos, buscando apenas os mais aptos.


Palavras-Chave: Futebol, passe, lúdico, métodos de ensino.



















ABSTRACT


The novelty has proved important, and the subject of discussion in academia, the opportunities and contributions to the development of the child. And in football every year showsevolution, are techniques, tactics, still needs further clarification with regard to scientific methods of teaching. Assuming the above, this review of scientific literature, aims to demonstrate the development of the pass in soccer through games lúdicos.O pass for being one of the main fundamentals of football, generate discussions, the way it is treated in schools and preschools football, a mechanizedlearning, leaving aside the benefits that recreational activities may contribute to a deeper reality of the next game. Despite the importance that the ludicrous brings benefit in learning the pass, still faced in schools and soccer schools, teaching methods, techniques, methods such, generally characterized by an excessive focus on development of physical and motor skills of students , seeking onlythe fittest.


Keywords: football, pass, play, teaching methods of the pass.

















Introdução


O futebol moderno nasceu em 1863, é o esporte mais popular do mundo e foi codificado pelos ingleses e difundiu-se mundo afora a partir do século XIX. No Brasil o esporte foi introduzido pelo inglês Charles Miller no ano de 1854, trazendo consigo na bagagem aprimeira bola de futebol e um conjunto de regras.
O primeiro jogo de futebol no país foi realizado em 15/04/1895 entre os funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo, a Cia. de Gás e a Cia. Ferroviária São Paulo Railway. E teve imensa repercussão tornando-se o principal esporte do país de tal maneira que hoje temos até um rei do futebol, Pelé. Entre os vencedores de copa, oBrasil é o recordista com cinco copas do mundo vencidas e é um grande exportador de jogadores para o mercado futebolístico mais rico do mundo, o europeu, bem como novos mercados como paises da Ásia (Japão, Catar entre outros).
Apesar de termos o futebol como primeiro esporte no Brasil, o mesmo ainda carece de mais estudos relativos às metodologias de ensino, praticadas nas escolas e...
tracking img