Projeto escolinha de futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. Título do Projeto: Esporte

2. Autor: Cristiano Dias de Lima.

3. Prof. Orientador: Celso

2.         INTRODUÇÃO

A falta de oportunidade no mercado de trabalho formal, a desigualdade sócio-econômica entre as camadas sociais e o crescimento desordenado da população, são apontados como causadores do desequilíbrio social,trazendo conseqüências como o aumento da violência, da criminalidade e do sentimento de insegurança por parte da sociedade. Esses fatores atingem especificamente crianças e adolescentes e, diante disso, torna-se necessário buscar alternativas para diminuir ou até mesmo evitar o envolvimento desse contingente com a criminalidade. Uma delas é o desenvolvimento de projetos que favorecem atividadesocupacionais de cunho educativo, esportivo, lúdico, cultural e profissionalizante. O desenvolvimento das atividades de esporte e lazer são instrumentos eficazes para a melhoria da qualidade de vida, da afirmação da auto-estima, do bem-estar, da saúde e para a integração social da população.
Outro fator que merece solução é a ocupação da criança e do jovem no turno inverso ao da escola,representando a prática do esporte uma ação positiva e de apoio às famílias, capaz de contribuir com a questão pedagógico-cultural da própria escola, afastando-os da rua, reduzindo a evasão escolar e contribuindo para a sua reintegração social. Através do esporte pode-se conseguir uma melhora significativa nas atitudes do aluno e, por conseqüência, um melhor aproveitamento escolar, já que ele se sentegratificado por receber uma atenção especial e por conviver em um ambiente diferente daquele do seu dia a dia, muitas vezes reconhecendo que o esporte pode representar uma grande chance em sua vida. Os movimentos naturais de andar, correr, saltar, escalar, etc., próprios do ser humano, podem, através da atividade esportiva, no caso, o jogo do futebol, ser um fator importante na sua vivência edesenvolvimento.


3.         JUSTIFICATIVA

O esporte é um direito de todos assegurado pela própria Constituição Federal, mas pode ser, também, e é, um verdadeiro programa social, se constituindo em importante ferramenta na educação e socialização das crianças, a partir do momento em que auxilia no seu desenvolvimento integral, físico e emocional, e na construção de seus valores éticos e morais.Com isso, os princípios fundamentais do esporte são ampliados da esfera esportiva à social, satisfazendo as necessidades de diversão, movimento e integração das crianças, fazendo com que estabeleçam laços afetivos espontâneos e indissolúveis ao longo das suas vidas. Assim, torna-se possível entender a seguinte afirmação: "a partir de diferentes óticas, pode-se entender que o ensino do Futebol naescola é mais que ‘jogar futebol’, muito embora o ‘jogar futebol’ seja elemento integrante das aulas de Educação Física". (COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física, 1992).
 
4. OBJETIVO GERAL


O projeto visa, através do esporte, auxiliar as crianças e jovens na sua formação, integração e construção da cidadania, auxiliando na inclusão social como eficiente meio deprevenção à marginalização, às drogas e à violência, se constituindo em um fator de incentivo aos estudos e à redução da evasão escolar.
 
4.1  OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 
• Promover o incentivo ao desenvolvimento do esporte amador nas comunidades de baixa renda, em especial junto às crianças, auxiliando no resgate da identidade e auto-estima de cada um.
• Criar alternativascomplementares à escola e ao período escolar atuando na formação integral dos educandos. Motivar educando e familiares para uma ação por meio do esporte.
 
5. CLIENTELA
Crianças de 9 a 11 anos, de famílias de baixa renda, que estejam regularmente matriculadas e freqüentando uma escola.

6. METODOLOGIA
 
O projeto se desenvolverá:
Utilizando um método de iniciação simplificado do...
tracking img