Psicogenese da lingua escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão Escolar

A escola como organização social vem se desenvolvendo a passos largos, de forma a se adaptar as novas realidades. O conceito de gestão envolve amplitudes que se caracterizam como um conjunto de duas ou mais pessoas que realiza alguma atividade voltada para o objetivo pré- estabelecidos tanto em grupo quanto individualmente, de forma controlada e coordenada e coordenada paraatuar em ambiente e contextos através de recursos e meios existentes, liderados por alguém com funções de planejar, liderar e liderar tendo recursos, objetivos e varias funções que justificam a amplitude do conceito.
O termo gestão vem evoluindo muito ao longo dos séculos e não apresentam uma definição universal.
Libâneo explica o que seria gestão em seu livro O sistema de organização da escola:teoria e prática como sendo:
[...] O conjunto de todas as atividades de coordenação e de acompanhamento do trabalho das pessoas, envolvendo o cumprimento das atribuições de cada membro da equipe, a realização do trabalho em equipe, a manutenção do clima do trabalho, a avaliação do desempenho (LIBÂNEO, 2011. p. 349).
O autor explica que esta definição se aplica aos dirigentes escolares, mas podeser aplicável aos professores em seu trabalho em sala de aula. O estágio supervisionado em Gestão escolar foi realizado em uma instituição particular de ensino, onde tive a oportunidade de vivenciar uma gestão democrática e participativa, com o olhar focado nas relações interpessoais, no fazer pedagógico da escola e na verdadeira função da escola que é a construção do conhecimento e a formação decidadãos.
Gestão Escolar é um assunto recente, porém de grande importância estratégica, para que tenhamos uma escola que atenda as modernas exigências de uma sociedade cada vez mais evoluída em termos de conhecimento, em que os avanços das telecomunicações, da informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar.
Em meio a todasas mudanças a família também assume novas formas de organização e identidades, ainda não aceitas totalmente pela sociedade. A escola por sua vez amarga fracassos que tem levado a exclusão, grande parcela de alunos, pela ineficácia de seus métodos e também pela distância que apresenta em relação às reais e urgentes necessidades dos mesmos.
Para novos tempos é necessária uma nova escola, inclusivae identificada com o processo de construção de uma vida digna para todos e de uma sociedade mais justa. Uma escola onde a prática pedagógica seja vista como prática de vida, de todos e com todos e permita dar significado as suas vidas, na tarefa de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam com sua comunidade.
Necessitamos mais do que nunca de uma escola democrática e verdadeiramentecomprometida com a aprendizagem significativa do educando, transformado informações em saberes necessários à vida de seus alunos.
Para acompanhar tantas mudanças e exigências é urgente e imprescindível que a escola se modernize e agilize seus processos burocráticos e pedagógicos.
Para isso é necessário que haja um bom planejamento de todas as atividades e uma constante pesquisa e aprimoramento,através de uma gestão democrática e com a participação de todos os segmentos da escola.
O envolvimento e diálogo com a comunidade, professores, funcionários, pais e alunos, precisa criar espaço e condições para discussão e troca de idéias, para que as ações sejam centradas nas reais necessidades da comunidade e em um ensino de qualidade.
Os resultados positivos de uma escola só são realmentegarantidos, através de um trabalho coletivo, coordenado pela equipe diretiva e que envolva a todos: corpo administrativo, funcionários, professores, estudantes, Conselho Escolar, Grêmio estudantil e outras instituições que mantenham relação direta ou indireta com a escola. Pois a escola exerce um importante, estratégico e fundamental papel social, pois a mesma deve ser um agente transformador, que...
tracking img