Arthur bispo do rosario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO
Arthur Bispo do Rosário nasceu em Japaratuba – SE, no ano de 1909 (ou 1911, não se sabe ao certo), descendente de escravos africanos.
Considerado louco por algunse gênio por outros, a sua figura insere-se no debate sobre o pensamento eugênico, o preconceito e os limites entre a insanidade e a arte no Brasil. A sua história esta ligada também à da Colônia Juliano Moreira,instituição criada no Rio de Janeiro, na primeira metade do século XX, destinada a abrigar aqueles classificados como anormais ou indesejáveis.
Na noite 22 de Dezembro de 1938, acordou-se comalucinações que o conduziram ao patrão, o advogado Humberto Magalhães Leoni, a quem disse que iria se apresentar à Igreja da Candelária.  
Depois de peregrinar pela Rua Primeiro de Março e por várias igrejasdo então Distrito Federal, terminou subindo ao Mosteiro de São Bento, onde anunciou a um grupo de monges que era um enviado de Deus, encarregado de julgar aos vivos e aos mortos. Dois dias depois foidetido e fichado pela polícia como negro, sem documentos e indigente, e conduzido ao Hospício Pedro II que foi a primeira instituição oficial desse tipo no país.
Um mês após a sua internação, foitransferido para a Colônia Juliano Moreira, com o diagnóstico de "esquizofrênico-paranóico", permanecendo ali então por mais de 50 anos.
Em determinado momento, Bispo do Rosário passou a produzir objetoscom diversos tipos de materiais oriundos do lixo e da sucata que, após a sua descoberta, seriam classificados como arte vanguardista e comparados à obra de Marcel Duchamp. Entre os temas, destacam-senavios, estandartes, faixas de misses e objetos domésticos. A sua obra mais conhecida é o Manto da Apresentação, que Bispo deveria vestir no dia do Juízo Final. Com eles, Bispo pretendia marcar apassagem de Deus na Terra.
Os objetos recolhidos dos restos da sociedade de consumo foram reutilizados como forma de registrar o cotidiano dos indivíduos, preparados com preocupações estéticas,...
tracking img