Futsal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Escolinha de Futebol

Responsável: Guilherme de A. C. Freitas – Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

INTRODUÇÃO
Sendo inegável a identificação do brasileiro com a modalidade futebol, escolinhas para crianças e adolescentes que têm vontade de jogar e sonham em tornar-se um grande craque existem em grande número em todos os cantos do país.Embora uma boa parte delas preocupe-se em oferecer aos alunos atividades que desenvolvam tanto os aspectos motor e físico quanto o afetivo e social, uma maioria torna-se uma fábrica de mini craques, um trampolim que privilegia aqueles que se destacam pela melhor qualidade e facilidade com que apreendem as dinâmicas do esporte, relegando aqueles que possuem um outro ritmo de aprendizado aoestagnamento e desmotivação na continuidade de qualquer outro tipo de esporte ou atividade física.
Autores importantes da área da Educação Física como João Batista Freire e Roberto Paes trazem às discussões a importância das atividades lúdicas em detrimento do uso de rotinas repetitivas para a melhoria dos fundamentos concernentes ao esporte. Os jogos e brincadeiras, ao contrário do que possa parecer, aoapresentarem um caráter mais livre e descompromissado, trabalham muitas capacidades importantes ao desenvolvimento físico, cognitivo, moral e afetivo sem que os alunos se sintam entediados, presos a um modelo fixo de atividade ou mesmo se dêem conta de que estão realizando uma atividade física.
O resultado deste processo deve oferecer indivíduos que não são somente bons jogadores de futebol, massim cidadãos que possam estabelecer relações com outros seus iguais, saber refletir sobre o que é lícito ou não, entender como é estreito o caminho para aqueles que conseguem ter sucesso no esporte e, finalmente, adquirir o hábito saudável e necessário da atividade física.
A proposta a ser apresentada neste projeto é focada no aluno e não no esporte. O aluno visto através de suas experiênciasprévias, suas dificuldades, suas facilidades, enfim, visto na sua individualidade e, como tal, diferente do restante do grupo e único a sua maneira. A intenção é usar o esporte como meio e não um fim em si mesmo para proporcionar aos alunos um arcabouço de experiências satisfatórias, sejam elas motoras, sociais ou cognitivas.
JUSTIFICATIVA
A implementação de uma escolinha de futebol justifica-se pelasua fácil aceitação entre crianças, uma vez que estas conhecem o esporte e gostam de praticá-lo. A escolinha seria uma maneira de oferecer atividades às crianças residentes na região em horário que estas não estejam na escola, tornando-se uma alternativa viável de prática esportiva no seu tempo livre.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver nos alunos habilidades concernentes ao futebol e,consequentemente, relacionadas à convivência diária em sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Possibilitar aos alunos experiências relacionadas ao convívio social, trabalho em grupo, autonomia, respeito por regras, respeito para com seus iguais, respeito pelas diferenças e respeito consigo mesmo.
Desenvolver habilidades motoras de forma lúdica e descompromissada, modificando os conceitos de repetição e modelosde execução.
Auxiliar no desenvolvimento pleno de cada aluno, trazendo atividades que se relacionem com situações de aprendizado vividas no ambiente escolar.
Promover a vivência do futebol através de uma visão contextualizada na realidade do esporte contemporâneo.

RECURSOS
O patrocínio da escolinha será acertado juntamente às empresas da região, que contribuiriam com a aquisição do materialpedagógico-desportivo, tendo em contrapartida o espaço de divulgação nos uniformes usados pelos alunos e outros espaços, e uma ajuda de custo para o professor responsável. Outros custos como materiais de escritório serão custeados com a taxa de manutenção paga pelos alunos (valor condizente com a realidade sócio-econômica da região atendida).
MATERIAIS
Os materiais a serem utilizados para a...
tracking img