Psicologia no desporto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia do Desporto

Trabalho realizado por:
Marcelo Martins nº18
Tiago Costa nº2
Inês Barradas nº27
Fevereiro 2012
Índice

Introdução………………………………………………………………………………….pág.3
Definição de psicologia Aplicada………………………………………………………..pág.4
Em que consiste a Psicologia Aplicada………………………………………………...pág.4
Diferenciação entre Psicologia Aplicada e Psicologia Pura……………………….…pág.4
Definição dePsicologia do Desporto……………………………………………………pág.5
Objetivos da intervenção da Psicologia do Desporto…………………………………pág.5
População a ser intervencionada pela Psicologia do Desporto……………………...pág.6
Tipos de intervenção da Psicologia do Desporto……………………………………...pág.6
No que consiste a Psicologia do Desporto ao nível coletivo…………………………pág.6
Tese: No desporto coletivo, os que possuem acompanhamentopsicológico obtêm melhores resultados, comparativamente aos que não tem qualquer tipo de acompanhamento psicológico…………………………………………………………...pág.7
Conclusão………………………………………………………………………………….pág.8
Bibliografia………………………………………………………………………………....pág.9

Introdução

Com a realização deste trabalho pretendemos saber o quanto é relevante a intervenção do psicólogo, na prática desportiva, nodesenvolvimento de cada individuo.
Durante a resolução deste trabalho deparamo-nos com o facto de a psicologia do desporto enquadrar-se em dois parâmetros distintos: a psicologia pura e a psicologia aplicada. Porém neste trabalho apenas iremos abordar a psicologia do desporto enquanto psicologia aplicada.
Pretendemos defender uma tese ao qual todo o grupo acredita na sua veracidade. Esta tese abrangeapenas a atividade desportiva coletiva.



Definição de Psicologia Aplicada
A psicologia aplicada, sendo um ramo da psicologia, tem como objectivo dar utilidade a todos os princípios e descobertas cientificas realizadas pela psicologia. Assim sendo, a psicologia aplicada foi “criada” para se passar do campo teórico (psicologia pura) para o campo prático (psicologia aplicada)

Em que modoconsiste a Psicologia Aplicada
A psicologia aplicada é apoiada por fundamentos teóricos, aos quais servem de base para o desenvolvimento do trabalho do psicólogo. Porém, é devido às aprendizagens e às descobertas realizadas através do campo prático (psicologia aplicada), que o conhecimento teórico aumenta e enriquece, ou seja, a psicologia aplicada e a psicologia geral complementam-se.
Opsicólogo alemão William Stern (1871-1938) descobriu que se podia medir a inteligência. Foi através desta descoberta que se desenvolveu a psicometria. A psicometria tornou-se no ramo mais abrangente da psicologia aplicada devido ao facto de ser utilizada em todos os ramos da psicologia.
É a psicologia aplicada que faz com que todos os ramos derivam da psicologia; pois tem que ocorrer actividade práticapara tornar verídico o campo teórico (psicologia pura) e/ou completa-lo.

Diferenciação entre Psicologia Aplicada e Psicologia Pura
Enquanto a psicologia aplicada tem como objectivo por em prática teorias, a psicologia pura resume-se apenas ao desenvolvimento de teorias que provêm de investigações no contexto de uma subdisciplina e não provenientes de alguma intervenção prática.
Devido aestas diferenciações, ocorreu uma separação sectorial mais acentuada na psicologia pura.
A psicologia pura aborda as seguintes áreas: a psicologia geral, a psicologia diferencial, a psicologia cultural, a psicologia do desenvolvimento, a psicologia política, a psicologia clínica, a psicologia social, a psicologia do trabalho e profissional, a psicologia forense, a psicopatologia, a psicoterapia e,por fim, a psicologia desportiva.
Em contra partida, a psicologia aplicada aborda as seguintes áreas: a psicologia clínica, a psicologia do trabalho, a psicologia da selecção e da formação, a psicologia social e, para finalizar, a psicologia dos sectores directos de especialização, tais como: medicina, educação e desporto.

Definição de Psicologia do Desporto
Segundo a Federação Europeia...
tracking img