Psicologia desportiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia Desportiva

Inês Pinheiro, nº19, 12ºB
Índice

1. Introdução………………………………………………………………………………3
2. Desenvolvimento……………………………………………………………………4
3.1. Breve história da psicologia do desporto……………………….4
3.2. O que é a psicologia do deporto…………………………………….5
3.3. Intervenção da psicologia desportiva…………………………….7
3.4. Problemas comuns dosatletas……………………………………….9
3.5. Psicologia do desporto em Portugal………………………………13
3. Anexos…………………………………………………………………………………....14
4. Conclusão………………………………………………………………………………...18

1.Introdução

No âmbito da disciplina de Psicologia B, foi proposta aos alunos a resolução de um trabalho escrito individual acerca da psicologia aplicada em Portugal. Cada aluno deveria escolher como tema de trabalho, uma área entre as várias existentesda psicologia aplicada.
Escolhi a psicologia desportiva, pois trata-se de uma área da psicologia relativamente recente e sobre a qual há pouca informação, resultando daí uma grande curiosidade da minha parte em debruçar-me sobre este tema.
Apesar de não me considerar uma entusiasta do desporto em geral, sempre me interessei pela vertente psicológica da prática desportiva.
Porque razão,atletas com habilidades físicas idênticas, não obtêm os mesmos resultados? Como se explica que alguns atletas tenham performances tão distintas em treino e em competição? Quando se fala em desporto, surgem inevitavelmente este tipo de questões, para as quais a psicologia desportiva tenta dar uma resposta, adaptando-se claro, á modalidade desportiva e ao atleta em questão.
Ao longo deste trabalho, ireiexplicitar o conceito de psicologia desportiva, realçar a importância da mesma, dar a conhecer o modo de actuação de um psicólogo desportivo com os profissionais do desporto e apresentar enxertos de artigos jornalísticos referentes ao tema.

2.Desenvolvimento

2.1.Breve história da Psicologia Desportiva
A psicologia do desporto emerge com um corpo teórico de conhecimentos próprio e autónomoa partir da década de 60. No entanto, o interesse pelo estudo desta temática motivou investigadores de diferentes áreas científicas e filosóficas na realização de vários estudos, cujo início se pode situar no final da última década do século XIX. Norman Triplett (1897) é considerado o primeiro investigador a conduzir um estudo no âmbito da psicologia do desporto.
Por volta dos anos 20 e 30 ostrabalhos intensificaram-se um pouco por todo o mundo, nomeadamente nos EUA, na URSS, na Alemanha, no Japão e na Checoslováquia. Foi também por esta altura criado o primeiro laboratório do mundo de psicologia do desporto, designado de “motor learning laboratorie” em 1925, na Universidade do Illinois, nos EUA, pela mão de Coleman Griffith. Outros acontecimentos marcantes se sucederam, como aintrodução de cadeiras de psicologia do desporto em várias Universidades dos EUA e da URSS.
Em 1940 é criado em Portugal o Instituto Nacional de Educação Física (actual Faculdade de Motricidade Humana - F.M.H.) e são introduzidas as cadeiras de psicologia geral e aplicada.
Em 1978 é criada a SPPD – Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto e o primeiro laboratório de investigação em psicologiadesportiva, no ISEF em Lisboa.

2.2.O que é a Psicologia Desportiva?

A Psicologia Desportiva é um dos ramos mais recentes da psicologia tendo-se desenvolvido muito nos últimos anos.
A Psicologia do Desporto consiste no estudo científico das pessoas envolvidas no desporto, tendo as investigações neste domínio dois objectivos: compreender de que forma os factores psicológicos afectam orendimento físico dos indivíduos, e compreender como é que a participação no desporto afecta o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar.
A Psicologia do Desporto exprime-se em respostas notáveis (visto que o desporto se manifesta maioritariamente por processos físicos) e respostas mais discretas, sucedidas no interior dos atletas, pois estes possuem interesses,...
tracking img