O crime do padre amaro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
hjgjg

RESUMO O presente artigo pretende fazer uma proposta de leitura do discurso religioso em O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós, à luz da análise de discurso. Eça faz parte de um momento em que a literatura, a arte e o pensamento em geral passaram por profundas transformações. É o momento em que surge o Realismo, do qual O crime do padre Amaro é uma das obras mais representativas. Éuma obra caracterizada sobretudo pelo tom de crítica à sociedade portuguesa, inclusive do clero. A partir de colocações teóricas sobre a obra de Eça e de conceitos de Eni Orlandi sobre o discurso, podemos fazer uma relação entre aquilo que é dito pelos personagens e o que os influencia nesse dizer. Encontram-se na essência do discurso religioso questões ideológicas muito fortes, como a submissão aDeus, a autoridade do sacerdote, a mulher e seu papel na sociedade. Além disso, o discurso religioso é classificado como autoritário por ORLANDI (2003), o que dá à interação emissor/receptor uma relação de desigualdade. Pode-se dizer, sinteticamente, que a problemática que gravita em torno de discurso, religião e ideologia constitui o foco desse artigo. Palavras-chave: discurso; religião;ideologia.
INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como tema a obra O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós, e o foco de análise refere-se aos interesses e à ideologia que constituem a estrutura profunda do discurso religioso de alguns personagens.

Os objetivos propostos a partir dessa análise são: abordar os fatos que, sendo marcantes histórica e politicamente, influenciaram no pensamento artísticorealista, inclusive no de Eça de Queirós; examinar a essência e os desdobramentos do discurso religioso na narrativa, que podem ser verificados a partir da fala de vários personagens da narrativa.

Falarei um pouco sobre o Realismo em geral e de suas peculiaridades em Portugal; sobre a figura de Eça de Queirós, sua vida, sua obra e sua concepção de literatura; sobre o conceito de discurso; sobre odiscurso religioso de alguns personagens da narrativa.

A metodologia de pesquisa que norteia esse trabalho é a de buscar referências bibliográficas que sirvam de apoio teórico e histórico.

Para tratar do Realismo em geral, baseio-me na obra de Alfredo Bosi, Antônio Cândido, Afrânio Coutinho e Domício Proença Filho sobre literatura brasileira e estilos de época.

Relativamente à literaturaportuguesa, estudo as obras de António José Saraiva e Oscar Lopes, de Massaud Moisés e de Hernani Cidade.

A Análise de Discurso é abordada a partir do pensamento de Eni Orlandi, Mikhail Bakhtin e Michel Foucault.

Esse trabalho de conclusão de curso dirige-se aos alunos de Letras e ciências humanas e também a todos aqueles que se interessem por literatura.

2. ORIGENS DO REALISMO

SegundoBEAUD (1999), a primeira Revolução Industrial muda a configuração político-econômica da Europa, a começar pela Inglaterra, onde tal revolução se originou. A principal atividade passa a ser a produção da indústria, auxiliada pelo desenvolvimento das máquinas. Os produtos são fabricados em larga escala, ou seja, em grande quantidade.

É a partir daí que se desenvolve o pensamento capitalista, e aidéia de lucro. Multiplicar a produção para atender a uma demanda cada vez maior, e maximizar os ganhos. Essa era a essência da produção industrial. Para que isso ocorresse, os funcionários eram submetidos a jornadas de trabalho absurdas, que chegavam a vinte horas por dia. Até mesmo as crianças estavam presentes nas linhas de produção.

Industrializar-se equivalia a modernizar-se, e incorporar amodernidade era a maior ambição das nações nessa época, era uma condição para que tivessem reconhecimento internacional.

Em meio a esse dinamismo, ainda no século XVII o Iluminismo prega a razão como caminho para a liberdade do homem e para a igualdade social (como revela o lema Liberdade, igualdade, fraternidade, da Revolução Francesa). O ideal iluminista, inclusive, ecoou através de...
tracking img