Biblia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A FORMAÇÃO DA BÍBLIA

Como a Bíblia foi criada? Como ela chegou até nós? Como a estrutura que conhecemos hoje de 66 livros se formou e por que está “limitada” a estes livros?

A questão de quais livros pertencem à Bíblia é chamada questão canônica.

A palavra “cânon” deriva de um termo hebraico que significa “junco” ou “vara de medir”. A palavra veio eventualmente asignificar catálogo ou lista de livros. Cânon, portanto, é a coleção de livros que passaram pelo testes de autenticidade e autoridade realizados pela Igreja.

Como foram os testes aplicados aos livros pela Igreja?

1º) Havia o teste de autoridade do escritor. Em relação ao Antigo Testamento, isto significa a autoridade do legislador, do profeta ou líder em Israel. No caso do NovoTestamento, o livro deveria ter sido escrito ou influenciado por um apóstolo. Pedro, por exemplo, apoiou a Marcos, e Paulo a Lucas.

2º) Os próprios livros deveriam dar alguma prova intrínseca de seu caráter peculiar, inspirado e autorizado por Deus. Seu conteúdo deveria demonstrar ao leitor algo diferente de qualquer outro livro por comunicar a revelação de Deus.

3º) O veredicto dasigrejas quanto à natureza canônica dos livros era importante. Na verdade, houve uma surpreendente unanimidade entre as primeiras igrejas quanto ao cânon.

O ANTIGO TESTAMENTO

A revelação escrita foi dada por Deus e colecionada pelos judeus em três estágios:

A LEI em primeiro lugar, os regulamentos religiosos da comunidade judaica. A seção recebeu o nome de “Torá”(instrução), chamada também de Pentateuco (cinco livros: de Gênesis a Deuteronômio).

A seguir vieram os PROFETAS, chamados de “Nebiim”, divididos em Profetas anteriores: Josué, Juízes, 1º e 2º Samuel e 1º e 2º Reis e Profetas posteriores: Isaías, Jeremias, Ezequiel e os conhecidos profetas menores (de Oséias a Malaquias).

Por último temos os ESCRITOS, ou “Ketubim” que são: Salmos, Provérbios,Jó, Cantares de Salomão, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Ester, Daniel, Esdras, Neemias e 1º e 2º Crônicas.

Temos assim a primeira divisão da Bíblia hebraica: A lei, os profetas e os escritos. Este arranjo era comum nos dias de Jesus (vejam Lucas 24:44).

O processo de canonização dos livros levou algum tempo. Alguns afirmam que todos os livros do A.T. já haviam sido colecionadose reconhecidos por Esdras, no quinto século A.C. (Ed 7:14), todavia eles não foram formalmente listados e arranjados até cerca de 90 A.D.. Esta lista final teve duas razões para ser criada:

1ª) Jerusalém havia sido destruída pelos romanos em 70 A.D. e os judeus compreenderam que precisavam preservar suas Escrituras de uma nova catástrofe.

2ª) Os escritos cristãos que formam onosso Novo Testamento estavam se tornando populares. Os judeus queriam finalizar as suas Escrituras, a fim de evitar a influência cristã.

Segundo a tradição judia, dois concílios de rabinos e estudiosos foram realizados para cumprir a tarefa. Eles se reuniram em 90 e 118 A.D. em Jamnia (ou Jabne) na costa do Mediterrâneo.

Os livros da Bíblia hebraica foram então discutidos epreparada uma lista adequada. Esses livros são o nosso Antigo Testamento hoje.

O próprio Senhor Jesus delimitou os livros canônicos do Antigo Testamento:

“Assim sois testemunhas e aprovais com cumplicidade as obras dos vossos pais; porque eles mataram os profetas e vós lhes edificais os túmulos. Por isso também disse a sabedoria de Deus: Enviar-lhes-ei PROFETAS E APÓSTOLOS, e algunsdeles matarão e a outros perseguirão, para que desta geração se peçam contas do sangue dos profetas, derramado desde a fundação do mundo; DESDE O SANGUE DE ABEL ATÉ AO DE ZACARIAS, que foi assassinado entre o altar e a casa de Deus. Sim, eu vos afirmo, contas serão pedidas a esta geração” (Lc 11:48-51).

O relato da morte de Abel está, é claro, em Gênesis; o de Zacarias (não se trata do...
tracking img