Interdisciplinalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Organização do Espaço Educativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I

Organizando o espaço escolar


Português: Para a realização da aula de português com as crianças, imagino um espaço na biblioteca da instituição decorada com tapete e algumas almofadas para as crianças se sentirem a vontade.
Com as crianças sentadas no tapete, formaria uma roda onde iniciaria uma leitura feita poruma das crianças de um livro de literatura infantil, após a leitura daria oportunidade a cada criança de fazer comentários e também perguntas.
“Cabe à escola ensinar o aluno a utilizar a linguagem oral nas diversas situações comunicativas, especialmente nas mais formais: planejamento e realização de entrevistas, debates, seminários, diálogos com autoridades, dramatizações etc. Trata-se de proporsituações didáticas nas quais essas atividades façam sentido de fato, pois seria descabido “treinar” o uso mais formal da fala. A aprendizagem de procedimentos eficazes tanto de fala como de escuta, em contextos mais formais, dificilmente ocorrerá se a escola não tomar para si a tarefa de promovê-la (BRASIL, 1997, p. 26, grifos do autor)”.
“É importante que o trabalho com o texto literárioesteja incorporado às práticas cotidianas da sala de aula, visto tratar-se de uma forma específica de conhecimento. Essa variável de constituição da experiência humana possui propriedades compositivas que devem ser mostradas, discutidas e consideradas quando se trata de ler as diferentes manifestações colocadas sob a rubrica geral de texto literário. A literatura não é cópia do real, nem puro exercíciode linguagem, tampouco mera fantasia que e asilou dos sentidos do mundo e da história dos homens. Se tomada como uma maneira particular de compor o conhecimento, é necessário reconhecer que sua relação com o real é indireta. Ou seja, o plano da realidade pode ser apropriado e transgredido pelo plano do imaginário como uma instância concretamente formulada pela mediação dos signos verbais (oumesmo não verbais conforme algumas manifestações da poesia contemporânea) (BRASIL, 1997, P. 29)”.
Após algum tempo de discussão, de ouvir as crianças conversarem sobre a história e responder algumas perguntas esclarecendo algumas dúvidas, iria propor a cada criança que reescrevesse a história usando a imaginação, a fantasia e finalizando a sua maneira. A proposta dessa atividade é trabalhar com ascrianças a oralidade, a escrita e a interação social e a imaginação. Essa atividade seria feita em duas aulas, ou seja, duas aulas de cinquenta minutos cada uma.


Artes: Para a realização da aula de artes com as crianças, imagino uma sala arejada, com boa iluminação, decorada com alguns quadros de pinturas, de fotos, com alguns jarros de flores, com um aparelho de som,com uma prateleira composta de todo material pedagógico necessário como: pincéis, tintas, lápis de cor, giz de cera, sucatas e outros para desenvolver as atividades.
Para dar início a essa atividade, iria apresentar para as crianças um quadro com uma pintura para que elas fizessem a leitura do mesmo, para ajudar as crianças a entenderem melhor, iria fazer algunsquestionamentos com relação ao quadro de pintura como: o que voces acham dessa imagem? O que voces sentem ao olhar para ela? Quais as cores existentes nelas? Etc., pois segundo Martins (1998, p.34), “Antes mesmo de saber ler e escrever, o homem expressou e interpretou o mundo em que vivia pela linguagem da arte. A caverna com sua umidade rochosa foi o ateliê do homem pré-histórico”.De acordo com Martins (1998, p.74): “Da mesma forma que para ler os livros precisamos decodificar as letras, sílabas, dominar a gramática, enfim, ser alfabetizados nessa língua, o mesmo acontece com a arte. Quanto mais uma pessoa entra em contato com as formas artísticas, mais se aprofunda nessa linguagem, enriquece seu repertório, conhecem autores/ artistas, tem acesso à compreensão da...
tracking img