O clima do ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Clima do Ambiente de Trabalho






[pic]




Para que o clima do ambiente de trabalho seja considerado confortável, devemos atentar para quatro elementos: temperatura do ar, temperatura radiante, velocidade do ar e umidade relativa do ar. Além disso, não devemos esquecer que o tipo de atividade e o vestuário utilizado são elementos relevantes. Algumas atividades são realizadas sobtemperaturas extremas, seja em câmaras frigoríficas ou próximas a fornos. Sendo assim, faz-se necessário cuidados especiais para se evitar congelamento ou queimaduras principalmente do rosto e das mãos. Sem esses cuidados importantes, deve-se reduzir o tempo de exposição ao frio ou ao calor.(1)





Recomendações sobre o Conforto Térmico




Exitem quatro fatores que devemos observar,quando buscamos um ambiente de trabalho confortável termicamente. São eles: temperatura do ar, calor radiante, umidade do ar e velocidade do ar. Baseado nesses fatores há alguns princípios a serem seguidos:
[pic]





• Como cada indivíduo tem suas preferências climáticas, o conforto térmico é alcançado quando se leva em consideração a predileção de cada um.



• Trabalhadoresque realizam atividades pesadas preferem ambientes mais frios, enquanto que aqueles que realizam tarefas leves optam pelo inverso.



• Deve-se evitar ambientes de trabalho secos (umidade relativa do ar abaixo de 30%) ou muito úmido (umidade relativa do ar acima de 70%). Pois, podem representar desconforto para os colaboradores. Uma vez que, ambientes secos irritam os olhos, as mucosas,produzem eletricidade estática (risco de incêndio, choques desagradáveis, interferência em equipamentos). Enquanto que o ar saturado (100%) dificulta a evaporação do suor.



• As superfícies radiantes muito quentes ou frias prejudicam o conforto térmico, pois as superfícies mais quentes irradiam calor para o corpo do trabalhador, ocorrendo o inverso com superfícies mais frias. Para se evitara troca de calor, pode ser utilizada uma superfície refletora (folha de alumínio) entre os corpos.



• A velocidade do ar acima de 0,1 m/s é prejudicial, principalmente, para atividades leves.(2)




Temperaturas Extremas







[pic]


Além do frio e do calor, proporcionar uma sobrecarga energética no corpo, principalmente no coração e no pulmão, eles podem provocarcongelamentos e queimaduras. Sendo assim, quando esses agentes estão presentes no ambiente de trabalho, alguns cuidados devem ser tomados:



• Evitar o frio e o calor intensos. Pois, quando expomos partes do nosso corpo a materiais quentes ou frios, há um desconforto térmico. No caso do frio, a sensção térmica é potencializada com a ação do vento.


• Procurar manipular, apenas,materiais não muito quentes ou não muito frios. Materiais, que apresentem um temperatura abaixo de 5 °C, podem grudar na pele. Para se evitar isso basta proteger-se utilizando EPI fabricado com material isolante, como plático e madeira. No caso de temperaturas elevadas, deve-se limitar o tempo de contato, a fim de evitar queimaduras. (3)


MECANISMOS REGULADORES

O ser humano dispõe de mecanismosreguladores eficazes porque precisa manter a temperatura interna do seu corpo praticamente constante, entre 36°C e 38°C,mesmo em condições ambientais muito agressivas.
Para evitar que o calor recebido do ambiente e o produzido internamente devido a atividade física realizada desestabilizem a temperatura corporal, o organismo utiliza processos físicos e fisiológicos para dissipar o excesso decalor.


Os mecanismos físicos são os seguintes:

• Radiação: é a troca de calor que se produz através de ondas eletromagnéticas entre corpos com diferentes temperaturas. A perda ou ganho de calor por radiação depende da temperatura superficial dos corpos.
• Condução: é a troca de calor que acontece entre corpos em contato. A perda ou ganho de calor por condução depende da temperatura dos...
tracking img