Clima oeganizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Definição do tema

Assim como o clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da terra, o clima organizacional compreende os fenômenos subjetivos e objetivos existentes que permeiam no ambiente de trabalho. Nas organizações, utilizamos a palavra clima para descrever o grau de satisfação/insatisfação existente em uma organização, sob a ótica daqueles que látrabalham.

Para Coda apud Bispo, o clima organizacional é um indicador do grau de satisfação dos membros da empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade da organização.
Já Ricardo Luz (2007, p. 12) define o clima organizacional como “o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento”.
Ambas as definiçõessão bastante recentes e atualizadas, e permitem que o leitor possa compreender aspectos básicos, que constam nas três definições:
1 – O clima organizacional está relacionado à satisfação dos funcionários;

2 – O clima representa um conjunto de fatores que não podem ser analisados isoladamente, e sim em conjunto.
Estas duas definições são essenciais para a compreensão de cada um destesfatores, sem perder a visão do todo, que é a interação destas partes. Com o conhecimento do conceito de clima organizacional, no próximo tópico você poderá aprender sobre os tipos possíveis de clima organizacional.

2- Definição do problema e sua delimitação

As relações entre novas formas de trabalho e o processo de reestruturação produtiva, vêm provocando mudanças nos ambientes detrabalho. Empresas já adotam um ambiente de maior reconhecimento dos direitos dos colaboradores, apostando no favorecimento da qualidade da produção.

Partindo para a formulação de programas voltados para o desenvolvimento da força de trabalho, dentro de uma visão em que o envolvimento do trabalhador, através da discussão de problemas relacionados à micro-organização de suas tarefas, termina pordesenvolver a auto-estima, o sentimento de reconhecimento, o que contribui para criar um clima de maior cooperação14e motivação para o trabalho.
Ao ingressarem nas organizações, os indivíduos buscam a satisfação de estarem inseridos em um grupo e de se realizarem profissionalmente. Porém, muitas vezes há dificuldades desses objetivos serem alcançados, tendo em vista que existem diversosfatores que permeiam as relações no ambiente de trabalho e influenciam na satisfação do colaborador. Segundo Pfeffer (apud PEREIRA, 2003), a introdução de mudanças tem sido cada vez mais complexa, pois a autoridade formal é menos efetiva, e a criação de uma visão comum é dificultada pela heterogeneidade de todos os membros da organização.

3- Objetivos

O objetivo do presente estudo éconceituar Clima organizacional e identificar alguns fatores relacionados ao clima organizacional que contribuem para a geração de um ambiente de trabalho favorável.

4- Justificativa

Existem diversos estudos acerca da importância do Clima Organizacional. Aktouf mostra a relevância desse tema para a administração global das empresas:
 É necessário que o admistrador do futuro compreendaque os instrumentos de administração, as técnicas econômicas e contábeis, as tecnologias sofisticadas não são nada sem a existência de um clima social e humano propício à adesão, à colaboração e ao desempenho (AKTOUF, 1996, p. 21).
Geralmente, alguns fatores estão associados ao Clima Organizacional, como estresse, motivação, liderança, carga psíquica positiva ou negativa, sistemas,políticas e normas, a estrutura e os relacionamentos existentes na organização.
O clima organizacional é uma variável que influi diretamente na produtividade, pois o grau de salubridade de uma organização depende de sua atmosfera psicológica. Esta atmosfera é fruto do conjunto de percepções das pessoas que compartilham seu dia-a-dia com a organização. A pesquisa revelará a realidade percebida...
tracking img