Resenha de textos - dziga verto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DE TEXTOS
A invenção de uma escrita documental.

PRINCIPAIS PONTOS DO TEXTO

A autora, neste texto, apresenta a defesa do cineasta russo Dziga Vertov, que propunha a evacuação dosestúdios e a descida das câmeras para filmar a “vida de improviso”. E o cineasta não queria um resultado realista, mas uma nova versão da realidade. Vertog antes de chegar ao cinema se desenvolveu comoartista trabalhando com palavras e sons, e em 1918 foi trabalhar no Comitê de Cinema de Moscou. E a construção socialista influenciou diretamente os objetivos da arte russa. O destaque para osconstrutivistas era a idéia de montagem e o predomínio realista (fatos) em oposição à encenação, a arte como construção da vida. A oposição ficção versus não-ficção, polarizou o cinema soviético durante toda adécada de 20.
E Vertog assumia uma tarefa essencial:

“ajudar cada oprimido em particular o proletariado em geral em sua ardente aspiração de ver claramente os fenômenos vivos que nos cercam”

Otexto enumera algumas idéias do cinema documentário de Diziga Vertov:
1- Cinema Educativo - é preciso educar as massas
2 - A percepção do homem é limitada – a câmera poderia registrar mais que aimperfeição do olho humano.
3 – Crença Futurista – a utilização da câmera como cinema olho.
4 – O cinema como revelador do mundo – uma nova percepção do mundo, o utilização da linguagemcinematográfica para mostrar a verdade do mundo.
Os recursos técnicos (planos, movimentos, velocidade e montagem) eram extremamente explorados para que o invisível se tornasse visível. O “cinema-olho” era seumétodo e o “cinema-verdade” era seu princípio estratégico. O “cinema-olho” era o conceito chave de Dziga, ele queria objetivamente registrar a realidade. E esta verdade era a expressão estética dosocialismo. E para isso no momento das gravações, a câmera não deveria interferir no curso dos acontecimentos, era preciso ter o registro espontâneo da realidade para mostrar a verdade. E com estas...
tracking img