Projeto: Os Cinco Sentidos

O trabalho do educador está diretamente em função da escola e o valor da escola é o desenvolvimento da criança como cidadã responsável por si mesma, pelo outro e pelo ambiente em que está inserido. Sendo assim a criança precisa ser e conhecer. Somos então responsáveis por disponibilizar ferramentas para a construção de seres autônomos que saibam buscar e se apropriar de conhecimentos para isso.
O levantamento do tema deste projeto levou em consideração asnecessidades cotidianas da turma do AGIIB. Durante o primeiro semestre letivo de 2009, nós como educadoras, percebemos que as crianças apresentavam uma curiosidade a respeito do tema “Os cinco sentidos” em diversas situações e em um momento específico isto ficava muito claro, quando alguma criança se lesionava e colocavamos gelo no local, todos observavam a ação atentamente, pediam para tocar no gelo e revelavam um espanto com a sensação o que demonstrava algo a ser explorado.
Dentre as inúmerasatividades realizadas com esssa turma, registramos uma que agitou de forma bem positiva todas as crianças e que foi sugerida pelo próprio grupo. Uma criança levou um copinho cheio de bolinhas gelatinosas, aquelas normalmente utilizadas em vasos de arranjos ornamentais que quando mergulhadas em água incham dobrando assim de volume. Neste dia a turma toda ficou bem agitada durante a espera pelo momento de brincar com as tais bolinhas e combinamos que a brincadeira seria feita ao final do dia e conformecomportamento das próprias crianças que ansiosas passaram o dia em clima de cooperação para participarem da brincadeira.

Conforme o combinado chegou o momento esperado, mostramos as bolinhas para as crianças e solicitamos que uma a uma fechasse os olhos para manipularem o objeto com as mãos e sentirem a textura sob uma outra perspectiva. A atividade foi um sucesso, todos respeitavam a ordem de fechar os olhos antes de tocar nas bolinhas e reagiam ora com surpresa, ora com êxito, ora [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Os cinco sentidos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Cinco-Sentidos/32974.html

MLA

"Os cinco sentidos" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Cinco-Sentidos/32974.html>.

MLA 7

"Os cinco sentidos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Cinco-Sentidos/32974.html>.

CHICAGO

"Os cinco sentidos." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-Cinco-Sentidos/32974.html.