Demonstrativo de fluxo de caixa - análise comparativa dos métodos de elaboração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Demonstração do Fluxo de Caixa
Análise Comparativa dos Métodos de Elaboração

Elise Milani Martin Rubio
milanilopes@gmail.com
Ciências Contábeis – Jackson Paé Barbalho

Resumo

Após a alteração do art. 176 da denominada Lei das Sociedades por Ações pela Lei 11.638/2007, assim como do art. 18 da Deliberação CVM 488/05, a Demonstração dos fluxos de caixa passou a ser considerada componenteobrigatório no cenário das demonstrações contábeis. Nesse sentido e, considerando a finalidade desse instrumento de proporcionar aos usuários uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e quivalentes de caixa, evidenciando o momento e o nível de segurança de geração desses recursos, torna-se de fundamental importância a abordagem de questões ligadas a escolha dos métodos deelaboração dessa demonstração, quais sejam, direto e indireto. A teoria demonstra que o método direto seria mais simples de ser compreendido, enquanto o método indireto seria mais informativo e complexo. Contudo, essa decisão ainda é facultativa e leva em consideração diversos aspectos das organizações e usuários no momento das decisões econômicas.

Palavras-chave: Demonstração do Fluxo de Caixa.Metódo Direto. Método Indireto.

Abstract

After the amendment of art. 176 called the Law of Corporation Law 11638/2007, as well as art. 18 of CVM Instruction 488/05, the statement of cash flows has been considered a mandatory component in the scenario of the financial statements. In this sense, and considering the purpose of this tool to provide users a basis for evaluating the ability of anenterprise to generate cash and cash quivalent, showing the time and the security level to generate those resources becomes of paramount importance to approach issues on the methods of preparing this statement, namely, direct and indirect. The theory shows that the direct method would be simpler to understand, while the indirect method would be more informative and complex. However, that decision isstill optional and takes into consideration various aspects of organizations and users at this time of economic decisions.

Keywords: Statement of Cash Flows. Direct method. Indirect Method.

1 - Introdução

O Fluxo de Caixa representa um instrumento de grande importância para as empresas, seus acionistas e os demais usuários das informações contábeis, embasando a tomada de decisões.

Aadministração do fluxo de caixa é de vital importância para o sucesso das entidades possibilitando ao usuário verificar a alteração do caixa entre períodos, quais contas foram responsáveis por essa alteração e qual foi o resultado obtido relativo a cada atividade desse fluxo.
Para fins legais, de acordo com a Lei nº 11.638/2007, a elaboração da Demonstração do Fluxo de Caixa tornou-se obrigatória,mas o seu formato de apresentação ainda é passível de escolha, quais sejam, pelo método direto ou indireto.

Este contexto, suscita uma problematização no sentido de comparar se o método direto é o modelo mais completo e eficaz para auxiliar o processo de tomada de decisão por parte dos usuários, e ainda demonstrar se o método direto é mais abrangente e completo quando comparado ao métodoindireto.
Com intuito de responder a essa pergunta, esta pesquisa intenta descrever a finalidade da Demonstração do Fluxo de Caixa para as decisões econômicas, analisando os objetivos, vantagens e desvantagens da utilização dos métodos direto e indireto para elaboração da DFC.

Para a consecução desta pesquisa realizou-se um levantamento bibliográfico, com intuito de selecionar literaturaespecializada. Inicialmente é apresentado um referencial teórico sobre a DFC e os aspectos relacionados a sua elaboração. Em sequência, é apresentado um estudo realizado acerca de algumas pesquisas abordando o tema objetivando avaliar a problemática envolvendo os métodos.

Este trabalho, portanto, justifica a sua importância por buscar delinear os métodos de elaboração da DFC, direto e indireto,...
tracking img