Relatorio de visita na usina do funil em itatiaia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
USINA




DO




FUNIL

RELATÓRIO




SOBRE



VISITA



TÉCNICA





Aluna: Pamella Larissa Ribeiro dos Reis

Docente: Rafael Barreto

TST 15



VISITA TÉCNICA REALIZADA NA USINA DO FUNIL EM ITATIAIA



HISTÓRIA E INFORMAÇÕES

A construção da Usina do Funil iniciou-se em 1961 levando 8 anos para ser construída entrando em funcionamento em 1969,sendo que em um ano e meio depois já fornecia ao sistema elétrico sua capacidade atual de 216 MW. Funil é o nome do local onde foi construída, e a origem do nome remonta a existência de um rodamoinho e uma corredeira no local.
Sua construção já vinha sendo planejada desde a década de 30, com o objetivo de permitir a eletrificação de uma estrada de ferro, ligando o Rio de Janeiro, São Pauloe Belo Horizonte, mas seu projeto foi postergado. Seu principal objetivo era e é controlar a vazão do rio Paraíba do Sul para que nas cheias não alagassem as cidades próximas e consequentemente gerar energia elétrica.
Para diminuir o efeito das dilatações e contrações devidas às mudanças de temperatura, a construção foi feita em diversos blocos, separados por juntas de dilatação. Em suamassa são colocados termômetros capazes de transmitir a medida da temperatura a distância; eles registram as diferenças de temperatura que se possam verificar entre um ponto e outro do paredão e indicam se há perigo de ocorrerem tensões que provoquem fendas.
Apesar de possuir uma potência instalada inferior às demais usinas existentes, a Usina de Funil é considerada de grande importância porestar localizada próxima aos grandes centros consumidores, garantindo confiabilidade do suprimento de energia elétrica aos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo e adequar a tensão nessa região, onde estão instaladas grandes indústrias, como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda e atualmente a Votorantim Siderurgia em Resende.
A forma da barragem é a única dotipo na América Latina com a forma de abóboda de dupla curvatura com 85 metros de altura onde 19 deles se encontram abaixo do nível do rio. Em sua construção foram utilizados 270 mil m³ de concreto. A usina possui 3 turbinas de 6 metros de diâmetro onde cada uma produz 72 MW e gira em torno de 163 rpm.


FUNCIONAMENTO DE UMA USINA

A maioria das usinas hidrelétricas utiliza uma barreiraque segura a água e cria um grande reservatório, os portões da barreira se abrem e a gravidade puxa a água através do duto que vai para a turbina. A água gera pressão ao passar pelo mesmo atingindo as grandes lâminas da turbina, fazendo-as girar. A turbina é acoplada a um gerador localizado acima dela. As lâminas da turbina giram e movimentam uma série de ímãs dentro do gerador. Ímãs gigantes rodampor molas de cobre e produzem corrente alternada (AC) ao mover os elétrons. O transformador dentro da casa de força pega a corrente alternada e a transforma em uma corrente de alta-voltagem. Quatro fios saem de cada usina de energia: as três fases de energia, que são produzidas simultaneamente, mais um fio neutro ou terra comum para os três. A água usada passa por algumas tubulações e volta parao rio;
A água no reservatório é considerada energia armazenada. Quando o portão ou comporta se abre, a água que passa pelo duto se torna energia cinética. A quantidade de eletricidade gerada é determinada por vários fatores. Dois destes fatores são o fluxo de água e a quantidade de cabeças hidráulicas. A "cabeça" se refere à distância entre a superfície da água e as turbinas. O aumento da cabeçae do fluxo gera mais eletricidade. A cabeça depende da quantidade de água no reservatório.
Dessa forma, a potência hidráulica é transformada em potência mecânica quando a água passa pela turbina, fazendo com que esta gire, e, no gerador - que também gira acoplado mecanicamente à turbina - a potência mecânica é transformada em potência elétrica.
A energia assim gerada é levada através de...
tracking img