O brincar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O brinquedo, o jogo e a brincadeira.



Conceituar ou definir cada um desses termos não é tarefa fácil, dentro de qualquer contexto, pois, para cada indivíduo tem um significado social em contextos diferentes.

Segundo o Dicionário Silveira Bueno, (Bueno, 2000, p. 129) a palavra Brinquedo é divertimento, folguedo, objeto com que se entretêm as crianças; Brincadeira é divertimento,gracejo; Jogo é brinquedo, folguedo, divertimento partida esportiva.

Pelas definições evidenciadas vê-se que, jogos, brinquedos e brincadeiras são termos que empregados com significados diferentes, terminam se tornando imprecisos, pois existe uma variedade de jogos conhecidos que podem ser considerados como brincadeiras e, muitas vezes um brinquedo também é utilizado com objeto de umjogo, de uma brincadeira.

Em todos os tempos, para todos os povos, os brinquedos evocam as mais sublimes lembranças e sensações. São objetos mágicos, que vão passando de geração a geração, como um encantamento, atingindo crianças e adultos.(VELASCO,1996)

Diferente do jogo, o brinquedo supõe uma relação intima com a criança e uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de umsistema de regras que organizam sua utilização. O brinquedo contém sempre uma referência ao tempo de infância do adulto com representações vinculadas pela memória e imaginação, e assim, torna-se uma oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades.

Para Vygotsky (1994) citado por Huizinga (2005), o prazer não pode ser consideradoa característica definidora do brinquedo, como muitos pensam. O brinquedo na verdade, preenche necessidades, entendem-se estas necessidades como motivos que impelem a criança à ação. São exatamente estas necessidades que fazem a criança avançar em seu desenvolvimento.

O brinquedo traduz o real para a realidade infantil. Suaviza o impacto provocado pelo tamanho e pela força dos adultos,diminuindo o sentimento de impotência da criança. Ao brincar, sua inteligência e sua sensibilidade são desenvolvidas. A qualidade de oportunidades que se oferece à criança através de brincadeiras e de brinquedos garante que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem.

Veremos a seguir o que Kishimoto (2008) apresenta sobre a diferença entre jogo e brincadeira.

A autora em questão,salienta que a perplexidade aumenta quando se observa diferentes situações receberem a mesma denominação, para alguns, é brincadeira, para outros, é jogo e assim sucessivamente.

A variedade de fenômenos considerados como jogo mostra a dificuldade de definição e aumenta mais quando se percebe que um mesmo comportamento pode ser visto como jogo ou não-jogo. Para um observador externo a criançaindígena que se diverte atirando com arco e flecha em animais, esta empreendendo uma brincadeira, porém para o grupo em que esta inserido é um preparo para a arte da caça, necessária à subsistência da tribo. Disso decorre que atirar com arco e flecha, para uns é jogo, para outros e preparo profissional. Uma mesma conduta pode ser jogo ou não-jogo, em diferentes culturas, dependendo do significadoa ela atribuído. (KISHIMOTO, 2008)

Pode-se inferir como jogos, uma variedade conhecidos, como: faz-de-conta, simbólicos, motores, sensórios-motores, intelectuais ou cognitivos, individuais ou coletivos, metafóricos, verbais, de palavras, políticos, de adultos, de crianças, de animas, de salão e uma infinidade de outros mostrando a multiplicidade de fenômenos incluídos na categoria ‘jogo’ ecada um joga à sua maneira, pois tais jogos, embora recebam a mesma denominação, cada um têm suas especificidades, dentro do contexto social, cultural em que estão inseridos.(MALUF,2003)

Para o autor, Huizinga (2005), em seu livro Homo Ludens, o jogo é uma categoria absolutamente primária da vida, tão essencial quando o raciocínio (Homo sapiens), então a denominação Homo ludens, quer dizer...
tracking img