O adolescente e o ato infracional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

FAFA

O ADOLESCENTE E O ATO INFRACIONAL

Cacoal
2010

FAFA

O ADOLESCENTE E O ATO INFRACIONALTrabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de . Orientador: Prof.

Cacoal
2011
INTRODUÇÃO

Nesse trabalho expus meuponto de vista sobre um período muito difícil e marcante para todos: A adolescência, período que pode ser decisivo para uma vida adulta e nesse contexto falei dos atos infracionais.
Em grandescidades é cada vez mais comum ver adolescentes envolvidos nesses atos, isso na verdade é um retrato de uma sociedade que não vê em seus jovens um potencial a explorar. Procurei também olhar esses atosde um segundo ponto de vista,procurando englobar a atuação da escola pública como solução.

DESENVOLVIMENTO

Antes de fala sobre o ato infracional na adolescência é importante destacar oque é adolescência e suas principais características. A adolescência é a fase que vai dos 12 a 18 anos de idade, é um período muito conflituoso que quase todos passam, também é uma fase muitoimportante, pois são evidenciados as principais características de futuros adultos. Nessa fase o adolescente se vê chamado a ocupar uma nova posição, precisando para isso realizar uma passagem da família para olaço social.
É o tempo de saída de casa para o ingresso no território das relações amorosas e das identidades coletivas advindas dos campos sexual, social, profissional, religioso, políticoetc. A adolescência assim é um interprete das fronteiras entre o dentro e o fora, o subjetivo e o social. Isso não é uma teoria fixa, essas características variam de individuo para individuo, mas ocerto é que na maioria dos casos isso contribui para formação do caráter que pode ser prejudicial para a vida adulta de cada ser.
Como se vê essa é uma face muito difícil que os jovens tem que...
tracking img