Adolescente e o ato infracional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de entender o que é Adolescente e o ato infracional. Segundo o art. 2º ECA-Estatuto Da Criança e do Adolescente..., é considerado adolescente aqueleentre doze e dezoito anos de idade e também os jovens com idade entre 18 e 21 anos.
É dever do estado, família e sociedade proteger pelo bem estar desses adolescentes, dando-lhes o direito àeducação, saúde, alimentação, esporte, cultura, lazer, profissionalização, a dignidade, ao respeito, a liberdade e á convivência familiar, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação,exploração, violência, crueldade e opressão; da mesma forma,se da nas favelas periféricas, fruto de uma migração desarranjada, contribuindo para a precariedade da vida de seus habitantes, aumentandosignificativamente a delinqüência juvenil. A maior parte dos jovens infratores brasileiros pratica furtos para garantir sua sobrevivência. Nestes termos, a flagrante falta de apoio, conduz essesjovens a entrar na marginalidade, como também, uma grande parte é viciada em drogas.

DESENVOLVIMENTO

Alguns jovens vivem na miséria em periferias, em condições precárias de vida. Nesses lugaresgrande parte da família vive largada sem um bom estudo, criam seus filhos em meio à marginalidade, violência e drogas e difícil crescer e não virar marginalOs adolescentes está ficando cada vez mais violentos e esses comportamentos inician- se mais cedo. Eles estão descobrindoque podem ganhar dinheiro mais fácil através do tráfico de drogas já que a grande maioria rouba para manter o vício. Os adolescentes ejovens de classes media e altas também cometem atos ilícitos, da mesma forma que os de classes baixa das favelas, se drogam roubam etc.Um dos motivos que levam o aumento de violência, principalmente em...
tracking img