O adolescente e o ato infracional

Páginas: 2 (419 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
O ADOLESCENTE E O ATO INFRACIONAL



Trabalho apresentado ao Curso de serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Portfólio individual.

Prof. LisneiaRampazzo ,Geane ,Gleiton Lima e Rosane




Recife
2011

Sumário

1. Introdução
2.Desenvolvimento
3. Conclusão


1. Introdução

Este trabalho é de suma importância para o entendimento sobre as condições que estão vivendo os nossos jovens, e pensarmos no futuro desses adolescentes paraque possamos ter um Brasil melhor.

A atenção ao adolescente no ato infracional tem, entre seu plano, a estratégia de fortalecimento do convívio familiar e sócio e comunitário na aplicaçãode medidas socioeducativas. Quero destacar algumas inconsistências entre diretriz de fortalecimento para que o adolescente reoriente sua trajetória em ambiente de apoio, aceitação, estímulo e aspossibilidades reais do fortalecimento do convívio para o seu futuro. A ruptura da desfiliação, a reconstrução de laços, o fortalecimento do apoio, o estímulo ao pertencimento social são fundamentais paraa construção de novas referências de sociabilidade para o adolescente, um ser em desenvolvimento.
A discussão do convívio sócio familiar do adolescente subtende-se o que se quer ressaltar, deforma breve, é que é preciso conhecer o ambiente de cada adolescente como também, a potência desse ambiente para o acolhimento e a construção de vínculos em um “padrão ético de sociabilidade”. No casodas instituições de medida socioeducativa, ocorre uma situação paradoxal. É a infração que leva o adolescente a uma medida socioeducativa.
É o grau da infração que orientará o árbitro à decisão depropor uma medida em meio aberto ou de privação de liberdade. Tem-se à aplicação da medida como um ambiente com a conotação de sanção e não, de acolhida. Esta conotação estabelece uma primeira grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O adolescente e o ato infracional
  • O adolescente e o ato infracional
  • O adolescente e o ato infracional
  • O adolescente e o ato infracional
  • O adolescente e o ato infracional
  • O adolescente e o ato infracional
  • O adolescente e o ato infracional
  • Ato infracional atribuído da adolescente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!