L-carnitina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSOCIAÇÃO CULTURAL EDUCACIONAL DE ITAPEVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA








A SUPLEMENTAÇÃO DA L-CARNITINA EM INDIVIDUOS COM SOBREPESO E OBESIDADE E SEUS RESULTADOS






Autor: PONTES, Thierres Hernani Dias de
PRESTES, Anderson
CARDOSO, Brenda
FERREIRA, Cristina Mello
LARA, Danilo Gonçalves
MOURA, Ana FláviaItapeva – São Paulo – Brasil
ASSOCIAÇÃO CULTURAL EDUCACIONAL DE ITAPEVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA








A SUPLEMENTAÇÃO DA L-CARNITINA EM INDIVIDUOS COM SOBREPESO E OBESIDADE E SEUS RESULTADOS




Autor: PONTES, Thierres Hernani Dias de
PRESTES, Anderson
CARDOSO, Brenda
FERREIRA, Cristina Mello
LARA, Danilo GonçalvesMOURA, Ana Flávia
Orientador: Prof. Me. Rafael Bottaro Gelaeti



Trabalho apresentado para obtenção de média parcial do primeiro bimestre da disciplina de biologia humana e bioquímica.













Abril 2013
Itapeva/SP
RESUMO

Atletas e praticantes de atividade física tem buscado a suplementação com o intuito de melhorar seu desempenho e forma física. O presente trabalhotem como objetivo trazer uma breve compreensão desses suplementos, a L-carnitina é um componente do tecido muscular que atua na oxidação dos ácidos graxos, e por conta de sua função é amplamente divulgada como suplemento a quem deseja melhorar a capacidade de resistência e perda de gordura corporal. O estudo apresenta como metodologia uma revisão bibliográfica de livros e artigos científicos.Palavras-chave: L-carnitina, suplemento, lisina, metionina ácidos graxos.



















ABSTRACT

Athletes and physically active has sought supplementation in order to improve their performance and fitness. The present work aims to bring a brief understanding of these supplements, L-carnitine is a component of muscle tissue that acts in fatty acid oxidation, and because thisfunction is widely published as a supplement to those wishing to improve the resilience and loss of body fat. The study presents the methodology as a literature review of books and scientific articles.
Keywords: L-carnitine supplement, lysine, methionine fatty acids.




















SUMÁRIO
RESUMO 3
ABSTRACT 4
INTRODUÇÃO 6
L-CARNITINA 7
AMINOÁCIDOS 9
SUPLEMENTAÇÃODE L-CARNITINA 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS 13














INTRODUÇÃO

Visando melhorar seu desempenho e forma física, atletas e praticantes de atividade física tem buscado a suplementação. Devido a suas funções, atuando basicamente na oxidação de ácidos graxos no organismo, acredita-se que a l-carnitina seja um suplemento chave para se melhorar odesempenho e resistência em atividades físicas, e também a perda de gordura corporal. Existem diversas pesquisas na literatura a respeito da carnitina, porém não é possível determinar todos seus efeitos colaterais no corpo humano. O presente estudo apresenta uma breve revisão sobre o que é a l-carnitina, quais suas funções e sobre sua suplementação em indivíduos que buscam perder gordura corporal.L-CARNITINA

A L-carnitina é um componente do tecido muscular de todos os seres vivos. Coelho et. al. (2005), definem a carnitina como uma amina quaternária com função fundamental na geração de energia pela célula, é sintetizada no organismo a partir de dois aminoácidos essenciais, lisina e metionina, exigindo para sua síntese a presença de ferro, ácidoascórbico, niacina e vitamina B6.
Sua função é atuar no transporte dos ácidos graxos de cadeia longa do citosol para as mitocôndrias, facilitando a sua oxidação, produzindo adenosina trifosfato (ATP), trazendo a partir deste processo os seguintes benefícios:
- aumento da degradação oxidativa de glicose;
- aumento do metabolismo anaeróbico de glicose;
- aumento do transporte de ATP da...
tracking img