E-business

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Comprar alguma coisa que necessitamos esta cada vez mais fácil. As empresas estão inovando cada vez mais para conseguir atender a essas necessidades. Por isso muitas empresas utilizam o e-Business e o e-Commerce para efetuar seus negócios.
O e-Business envolve várias ferramentas e recursos via web para requerer e conservar um negócio na rede. É por intermédio do e-Business queacontece o e-Commerce, conhecido também como Comercio Eletrônico.
No Brasil o comercio eletrônico está sendo responsável por um grande número de negócios, levando as empresas a criarem as mais variadas visões e idéias inovadoras.

2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

3.1 E-BUSINESS E E-COMMERCE
Franco Jr (2001, p. 16) nos explica que:
Como resultado o e-Business torna-se todo o conjuntode sistemas de uma empresa interligado aos sistemas de diversas outras empresas, interagindo para que o e-Commerce aconteça. Enquanto o e-Commerce é a parte visível, o e-Business é todo o conjunto “atrás-da-tela” e na “frente-da-tela”, i.e., o e-Commerce é parte do e-Business, sendo uma de suas partes mais visíveis, não sendo, no entanto, a mais importante: sem todo o conjunto de sistema que dásuporte ao e-Business, o e-Commerce não irá acontecer de maneira eficaz e eficiente.
E-commerce é o que chamamos de comércio eletrônico. São as compras e vendas que realizamos via internet. A diferença entre E-commerce e E-business, expressões que muitas pessoas confundem, existe. E-business não envolve transação comercial, é um negócio eletrônico, uma negociação feita pela Internet, mas que nãoenvolve necessariamente uma transação comercial.
Muitos ainda têm dúvidas e confundem negócios e-Business com o e-Commerce. O comércio eletrônico consiste na compra e venda de produtos/serviços e informações pela internet. O e-Business envolve muito mais que isso. Ele altera inteiramente o processo corporativo, desde a visão e criação de conteúdo, até produção, distribuição e consumo, por causada internet.
Um gerente de E-commerce de uma organização é aquele profissional responsável pelas transações comerciais da empresa na Internet. Por sua vez o gerente de E-business, dedica-se apenas para as negociações da empresa na Internet. Um realiza a atividade de vendas e o outro não. Esta é a principal diferença. A intenção desses dois profissionais é fundamentalmente atender a satisfaçãodo consumidor.
Franco Jr.(2001, p. 16) explica que “o e-Commerce é somente a “ponta do iceberg”. O e-Business é o iceberg todo”.

3.2 BUSINESS TO BUSINESS - B2B
Franco Jr (2001, p. 27) nos fala que:
O B2C é um modelo baseado na Internet “pura”. Já o B2B, embora também esteja baseado na Internet, usa predominantemente os recursos de Extranet. Empresas distintas, com Intranets próprias,abrem acesso de suas redes às de seus parceiros, quer sejam fornecedores, prestadores de serviços, serviços de manutenção, quer canais de distribuição formando redes de acesso remoto com troca de informações em ambos os sentidos.
Faria (01/2005) nos fala que: “dentro do modelo e-Commerce existem várias possibilidades de negócios, seja entre empresas, pessoas ou governo, onde todas podeminterrelacionar, com objetivo de aperfeiçoamento da cadeia”.
Faria (01/2005) explica que:
O E-commerce Business to Business (B2B) é um meio para reduzir o custo dos processos de aquisição, papelada, o tempo e as perdas. O B2B é uma forma inteligente de integrar empresas através da digitalização dos processos entre as organizações, que por muitas vezes utiliza-se através da tecnologia Extranet.
SegundoFaria (01/2005) “o B2B é a troca de informações comerciais acelerando a comunicação e os negócios.” As empresas vêem na internet uma forma de tornar suas atividades mais eficientes através da digitalização dos processos, diminuindo tempo e custos, além de tornar mais ágil e dinâmica a relação com fornecedores e clientes.
Faria (01/2005) complementa que: “o E-commerce B2B, possibilita um...
tracking img