E business

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
e-Business (Negócio Eletrônico): Conceitos e Estratégia



SUMÁRIO

 Conceitos associados ao e-business  Motivação para o uso do e-business  Modalidades de e-business  Mudanças nas empresas com a adoção do ebusiness  Problemas a serem enfrentados  Arquitetura de sistema para o e-business  Tecnologias de Informação (TI) para o ebusiness  Conclusões

E-Business / DAS5316

2008©Ricardo J. Rabelo

CONCEITOS

Comércio Eletrônico (ou E-Commerce)
Atividade que abrange a compra, venda e troca de produtos,
serviços e informações, entre empresas/organizações, consumidores e governo, por intermédio de redes de computadores, públicas (Internet) e privadas (VPN).

Negócio Eletrônico (ou E-Business)
Extensão do Comércio Eletrônico. Engloba também o relacionamento eatividades de colaboração com clientes, com fornecedores e transações eletrônicas gerais dentro das organizações.

E-Business / DAS5316

2008© Ricardo J. Rabelo

SEGMENTOS DE ATUAÇÃO DO E-BUSINESS

• Indústrias • Instituições financeiras • Comércio (Atacado e Varejo) • Serviços

• Governo
• Hospitais e empresas de saúde • Educação

• Tecnologia, Telecom e Mídia
• Turismo, Lazer eEntretenimento • Agro-negócio

• ...

E-Business / DAS5316

2008© Ricardo J. Rabelo

PORQUE SE INTERESSAR POR E-BUSINESS ?!
No Brasil, segundo dados da Camara-e.net, em 2004 o volume total de todo tipo de transações eletrônicas pela Internet chegou a 90 bilhões de reais. O comércio mundial de e-business movimentou 2,4 trilhões de dólares no mundo em 2005, e crescendo em média 23% ao ano. Já ovolume de comércio pelas vias tradicionais, segundo o Sebrae e IBGE, está praticamente estabilizado há anos. Estudos do Comunidade Européia e do Departamento de Estado americano afirmam que as empresas que não investirem em agregação de valor aos seus negócios via Internet simplesmente desaparecerão dentro de 10 anos, ou ficarão completamente restritas a nichos de mercados locais, de baixarentabilidade e escala.
E-Business / DAS5316 2008© Ricardo J. Rabelo

O E-BUSINESS COMO ESTRATÉGIA ?!

E a sua empresa, onde vai se posicionar estrategicamente ?

E-Business / DAS5316

2008© Ricardo J. Rabelo

QUAIS BENEFÍCIOS POTENCIAIS DO E-BUSINESS ?
 reduz custos: obriga as empresas a racionalizarem todos os seus processos e, assim, serem mais eficientes, que é uma base essencial para ainovação.  é mais um canal de vendas, de suporte, de marketing, de interlocução com os clientes e com os fornecedores.

 propicia uma forma muito mais eficaz de colaboração entre empresas e dá as bases para formação de alianças estratégicas.  é essencial na integração entre empresas: o esforço de vendas on-line e a conexão com os parceiros forçam as empresas a contarem com processosinformatizados, facilitando a interação, planejamento da produção e estoques sob medida. Esta integração aumenta a eficiência operacional e faz os problemas aparecerem; logo, essencial para a melhoria na competitividade.
E-Business / DAS5316 2008© Ricardo J. Rabelo

QUAIS BENEFÍCIOS POTENCIAIS DO E-BUSINESS ?
 acesso a novos mercados. A empresa pode vender para qualquer lugar do mundo sem estarfisicamente na maioria deles, com o mesmo nível de serviço se estivesse.  melhora do atendimento ao cliente: a Web, para um grupo de consumidores que em geral são os de maior poder aquisitivo, é um canal conveniente para resolver os problemas. Muitas vezes este contato on-line é mais barato do que outros meios, como o telefone.  em alguns setores, tende a se tornar a diferença entre a sobrevivência ea falência. Vislumbre o futuro das formas tradicionais de funcionamento de lojas de livros, CDs, eletrodomésticos, agências de viagem, etc., ...

E-Business / DAS5316

2008© Ricardo J. Rabelo

QUAIS BENEFÍCIOS POTENCIAIS DO E-BUSINESS ?
 É a base para o crescente teleworking: “futuras” formas de trabalho, com os profissionais cada vez mais trabalhando em casa, sem um posto físico na...
tracking img