E-business

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
e-business
1. Introdução
Atualmente muitas pessoas têm acesso à Internet – são cerca de vinte milhões de usuários no Brasil. É só começar a navegar que o usuário começa a se deparar com vários termos exclusivos, a maioria deles com o "e" no começo: e-commerce, e-business, e-mail... etc. Este "E" vem de eletrônico (electronic em inglês), ou seja, ele sempre aparece diante de palavras que têmalguma relação com o mesmo. Essas palavras são chamadas de buzzwords e são rótulos que foram dados a certas atividades no mundo dos negócios na Internet. Todas essas expressões chamadas de buzzwords são ditas normalmente em inglês porque as atividades de e-commerce, e-business, ... enfim, a internet, teve sua origem nos Estados Unidos e com o tempo passaram a ser palavras comuns em todo mercadomundial da Internet.
Com o desenvolvimento da internet, a tecnologia da informação (TI) cresceu significativamente nas empresas tanto em relação operacional como estratégico. Esse crescimento foi grande devido à busca desenfreada de empresas para alcançar o sucesso. Um exemplo disso foi a implementação de recursos e ferramentas online; o que resultou em diversas vantagens competitivas para asmesmas. O e-business é a principal demonstração do que estamos falando.
Primeiramente, precisamos diferenciar e-business de e-commerce, dois conceitos bastante confundidos. Ao contrário do que muitos pensam, e-business não é apenas o comércio realizado pela internet; isto é e-commerce, uma de suas partes. O conceito de e-business vai muito além e engloba todas as atividades de uma empresa. Podemos odefinir como a integração de diversas atividades organizacionais através do auxílio de sistemas de informação, a qual possui a internet como meio de comunicação.
Geralmente, as duas grandes áreas do e-business são o e-commerce e e-service. Como já dizemos, e-commerce é a realização de vendas pela internet, sejam elas realizadas entre uma empresa e outra (B2B), ou entre uma empresa e um cliente(B2C). O e-service nada mais é do que a prestação de serviços na web. Exemplos: home banking, agências de informação online, sites de busca, etc.
A implementação de uma solução de e-business pode significar grandes benefícios para as organizações, uma vez que permite a integração e troca de informações de todas as áreas da empresa de uma forma rápida, fácil e transparente, uma vez que a informaçãoé base para as tomadas de decisões.
O objetivo geral do trabalho é informar aos leitores (principalmente da área acadêmica) sobre o que é e como trabalhar com a ferramenta e-business, informando o conceito , as vantagens e desvantagens da utilização da mesma; bem como a evolução dessa ferramenta nos últimos anos e dos produtos mais consumidos pela Internet.

2. Conceito
TIREI O PRIMEIROPARÁGRAFO E JOGUEI PARA A INTRODUÇÃO.
E-business, acrônimo do inglês Electronic Business (negócio eletrônico), é o termo que se utiliza para identificar os negócios efetuados por meios eletrônicos, geralmente na Internet. Pode-se definir e-business como negócios feitos através da Internet no sentido mais amplo da palavra negócio, desde contatos diretos com consumidores, fornecedores como tambémanálises de mercado, análises de investimentos, busca de informações sobre o macroambiente, pesquisa de mercados etc.
E-business tem como aplicação a criação de sistemas capazes de prover comunicação entre empresas agilizando os processos de compra e venda entre as mesmas. Existem inclusive sistemas que fazem pedidos automáticos para outras empresas de acordo com o seu estoque de produtos, facilitandoassim todo o processo de fabricação e venda, melhorando a disponibilidade de produtos de acordo com a demanda.
Muitas vezes é associado ao termo comércio eletrônico, por isso devemos esclarecer a diferença existente entre os dois.
3. E-commerce X E-business
ACRESCENTEI NO TÓPICO TUDO QUE ESTÁ MARCADO DE AMARELO
Ao contrário do que muitos pensam, e-business não é apenas o comércio...
tracking img