A vitoria da burguesia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A partir do Romantismo, o livro passou a ser uma mercadoria. Leia novamente o primeiro período do conto e responda que estratégia usou Gautier para cativar seus leitores?

2. O narradorexplica que durante três anos viveu uma experiência muito estranha. O que lhe acontecia? Explique a expressão “joguete de uma ilusão singular e diabólica”. 

3. A opção de fugir do racional fazdo Romantismo uma arte de extremos, por vezes maniqueísta, já que apresenta poderes opostos e incompatíveis. Como isso aparece em “A morta amorosa”.

4. O amor por Clarimonde é responsávelpela alma torturada de Romuald. Localize, no primeiro parágrafo, passagens que explicitam a natureza da primeira reação a Clarimonde e no último, as que revelam a proporção alcançada pelosentimento.

Respostas: 
  
1. O autor inicia a narrativa dirigindo-se a um leitor imaginário, como se respondesse a uma questão. Além de abrir contato com o leitor ,essa estratégia atribuiveracidade a uma história de teor fantástico. 

2. Romuald sentia-se como um brinquedo conduzido por alguém que se divertia. Durante o dia vivia como padre, à noite, era um jovem nobre e mundano.Romuald chegou a se questionar sobre qual seria a sua existência real. 

3. Contrapõem-se dois mundos: de um lado, a existência religiosa. De outro, um mundo demoníaco, repleto de atraçõesmundanas. Os dois mundos fundem-se na alma aflita de Romuald.
4. No primeiro, a reação de Romuald a Clarimonde, descrita como "um só olhar cheio de condescendência”, revela tolerância, revestida depudor; no último , “amei como ninguém no mundo amou”, “amor insensato e furioso”, “violento”, “coração explodir”, mostram a intensidade e a inevitabilidade do amor. 

  
Percebemos que no textoromântico, há a criação de um mundo irreal, em que não há freios para imaginação. Essa é uma das formas da evasão romântica e responde ao intuito de rechaçar a civilização burguesa e seu...
tracking img